As contribuições do Facebook para a formação médica: estudo de caso dos cursos de medicina de Curitiba

Autores/as

  • Gabriel Lincoln do Nascimento Faculdades Pequeno Prí­ncipe
  • Gabriela Eyng Possolli Faculdades Pequeno Prí­ncipe

Resumen

O presente estudo teve como objetivo investigar o uso do Facebook por acadêmicos de medicina na cidade de Curitiba. O movimento possibilitado pelas tecnologias digitais e o ciberespaço, dinamizou as formas de compartilhar conhecimentos e interagir nas relações interpessoais, criando novos modelos de trocas sociais. Do ponto de vista educacional, as TICs representam recursos inovadores que contribuem para a consolidação de novos paradigmas do processo de ensino-aprendizagem. Metodologicamente, esse é um estudo de caso, de finalidade exploratório-descritiva. No que diz respeito a abordagem trata-se de uma pesquisa mista, em que dados quantitativos e qualitativos são relevantes na coleta de informações (questionário) e nas análises dos resultados. Participaram do estudo 195 acadêmicos de medicina, de 5 instituições de educação superior de Curitiba. Dentre os principais resultados constatou-se que: as redes sociais mais utilizadas são Facebook e Whatsapp, sendo que 92% dos acadêmicos acessa diariamente; o tipo de conteúdo mais postado são Fotos com 61%; As principais categorias relativas às contribuições do Facebook na formação médica citadas pelos participantes foram: 1. notí­cias, informações, pesquisas e curiosidades da área médica; 2. Divulgação e acesso a eventos acadêmicos, estágios e emprego; 3. Grupos para organização de assuntos acadêmicos; 4. Grupos multiprofissionais de discussão (casos clí­nicos, duvidas ou de troca de experiências); As vivências mais significativas possibilitadas pelos recurso do Facebook foram: Festas, Congressos, Mensagens, News, Campanhas e Networking; A utilização do Facebook na relação médico-paciente, na constituição de juntas médicas e equipes multidisciplinares é vista como positiva pelos estudantes.

Publicado

2016-05-30

Cómo citar

do Nascimento, G. L., & Eyng Possolli, G. (2016). As contribuições do Facebook para a formação médica: estudo de caso dos cursos de medicina de Curitiba. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 221–252. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1942

Número

Sección

Artigos