Mí­dias musicais contemporâneas e juventude: consumo, permissividades e experimentações

Autores/as

  • Juliana Ribeiro Vargas ULBRA
  • Maria Luisa Merino Xavier UFRGS

Resumen

Recorte de uma investigação mais ampla, o presente artigo tem como objetivo analisar e problematizar a operacionalidade de determinados discursos na constituição de subjetividades de um grupo de jovens alunas, estudantes de uma escola da rede pública de ensino Porto Alegre (RS) e, por conseguinte, nos modos como as mesmas vivenciam a juventude na contemporaneidade. Tais discursos eram evidenciados em músicas apreciadas pelas alunas e constantemente acessadas pelas mesmas através de seus celulares. Frente às teorizações dos Estudos Culturais em Educação, dos Estudos de Gênero em perspectiva pós-estruturalista e das contribuições dos estudos de Michel Foucault, compreende-se que tais discursos caracterizam a juventude como um tempo de consumo e ainda, como espaço para diversas experimentações e permissividades. O material empí­rico deste estudo decorre de metodologias de investigação qualitativas de cunho etnográfico, tais como observações participantes e registros em diário de campo. Também foram realizadas análises dos arquivos musicais armazenados nos cartões de memória dos celulares das citadas estudantes e alguns destes arquivos foram problematizados com as alunas em encontros de pequenos grupos os quais denominamos Rodas de Conversa. Dentre as análises produzidas, destaca-se a consonância entre os discursos e enunciados visibilizados pelas músicas acessadas pelas alunas e suas próprias narrativas. Compreende-se que a aproximação das jovens alunas com diferentes discursos, também provocada pela escola, poderia produzir subjetividades outras, propiciando-lhes distintos modos, diferentes possibilidades para a organização de suas vidas.

Biografía del autor/a

Juliana Ribeiro Vargas, ULBRA

Pedagoga e licenciada em Educação Fí­sica, possui Mestrado e Doutorado em Educação.Professora Adjunta e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil.

Maria Luisa Merino Xavier, UFRGS

É bacharel e licenciada em Filosofia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1962). É mestre (1978) e doutora (2003) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora convidada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, atuando

Publicado

2016-06-30

Cómo citar

Vargas, J. R., & Xavier, M. L. M. (2016). Mí­dias musicais contemporâneas e juventude: consumo, permissividades e experimentações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 277–301. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1939

Número

Sección

Artigos