Saberes docentes e as tecnologias de informação e comunicação: reflexões a partir de experiências pedagógicas

Autores/as

  • Rita de Cassia de Souza Landin Prefeitura Municipal de São Carlos
  • Maria Iolanda Monteiro Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Resumo: O uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos ambientes escolares e no processo de ensino aprendizagem se faz cada dia mais presente. No entanto, a formação de professores ainda não absorveu satisfatoriamente esta demanda formativa. Neste sentido, este artigo apresenta uma reflexão sobre os saberes docentes (TARDIF, 2012) implí­citos nas experiências pedagógicas de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental que utilizam recursos tecnológicos de informação e comunicação, especificamente softwares educativos, no processo de ensino aprendizagem da alfabetização e letramento. Para tanto, foram entrevistadas seis docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas estaduais da cidade de São Carlos (SP), no perí­odo de julho a setembro de 2014. A partir dos dados coletados, foram realizadas reflexões sobre os saberes necessários para um uso mais didático e metodológico das TIC, superando a visão técnica sobre elas. No intuito de contribuir para novas reflexões quanto aos saberes docentes (TARDIF, 2012) necessários para atuação com tais recursos, aponta-se a necessidade de formação docente (inicial e continuada) que subsidie a (re)elaboração dos saberes docentes (TARDIF, 2012) para a atuação profissional em meio e com TIC como recursos didáticos no processo de ensino aprendizagem, assim como estratégias de formação que proporcionem a formação midiática (FANTIN; GIRARDELLO, 2009; WILSON et. al., 2013) destes profissionais. Palavras chave: Formação de professores - softwares educativos - experiências pedagógicas - saberes docentes

Biografía del autor/a

Rita de Cassia de Souza Landin, Prefeitura Municipal de São Carlos

Professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de São Carlos (SP) há 6 anos. Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/ Araraquara (SP), especialista em Educação pela Universidade Virtual de São Paulo (SP), UNIVESP/ USP, e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (SP), UFSCar. Experiência profissional também como tutora virtual no curso de Pedagogia í  distância da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Maria Iolanda Monteiro, Universidade Federal de São Carlos

Professora doutora da Universidade Federal de São Carlos.

Publicado

2017-03-09

Cómo citar

de Souza Landin, R. de C., & Monteiro, M. I. (2017). Saberes docentes e as tecnologias de informação e comunicação: reflexões a partir de experiências pedagógicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 179–206. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1938

Número

Sección

Artigos