Espaços de cultura e consumo em eventos para a criança
Resumen
Com o propósito de analisar algumas formas de interação entre crianças, espaços culturais e consumo, este artigo discute dois eventos voltados para o público infantil na cidade de Florianópolis: "Fashion Kids" e "12ª Mostra de Cinema Infantil". Discutidos no contexto de uma pesquisa com/sobre crianças e tecnologias móveis na educação infantil, a abordagem de pesquisa participativa envolveu observação, conversa com crianças e adultos e registros fotográficos e audiovisuais. Tais instrumentos permitiram identificar algumas percepções sobre os eventos e tensionar certas formas de participação das crianças a partir do referencial teórico da mídia-educação e dos estudos da infância Buckingham (2000), Corsaro (2003), Fantin (2006), Belloni (2013). Enquanto a Mostra de Cinema Infantil oferecia às crianças uma aproximação à diversidade de produções cinematográficas de qualidade, o Fashion Kids promovia formas de consumo de diversos produtos. Ao problematizar os diferentes eventos na perspectiva da mídia-educação, o artigo discute algumas possibilidades de mediação e destaca diferentes ênfases nos direitos das crianças: em relação à cultura (atividades voltadas à especificidade do pensamento infantil, brincadeiras, oficinas de literatura infantil) e em relação ao consumo (atividades voltadas à criança consumidora e percebidas como um "mini-adulto"). Entre as reflexões, destacam-se as tensões e contradições presentes nesses eventos, alguns aspectos da distinção e do capital cultural dos diferentes públicos, bem como o papel da mídia na construção das percepções de adultos e crianças a respeito das ações culturais para a infância na cidade. Palavras-chave: crianças, cultura, consumo, mediação educativa.Publicado
2016-07-26
Cómo citar
Muller, J. C., & Fantin, M. (2016). Espaços de cultura e consumo em eventos para a criança. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 302–322. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1916
Número
Sección
Artigos