Do ler ao navegar: a construção do conhecimento a partir do hipertexto

Autores/as

  • Davi Rebouças Universidade Estadual do Ceará
  • Luana Inocêncio Universidade Federal Fluminense

Resumen

O presente trabalho trata de um novo gênero textual que entrou em evidência com avanço das tecnologias digitais: o hipertexto. Tem-se o objetivo de averiguar como este pode causar mudanças na forma de aprender e construir o conhecimento. Utilizando o método da pesquisa bibliográfica, com foco, principalmente, nas pesquisas de Dias (1999), Gomes (2013) e Marcuschi (2001), a partir de uma abordagem qualitativa, apresentam-se as reflexões precursoras sobre o tema, apontando mudanças comportamentais derivadas do surgimento de novas mí­dias, que possibilitaram formas inovadoras de interação autor-obra-leitor. Além disso, verifica-se como o hipertexto pode ajudar na construção do conhecimento. Conclui-se que essa construção é possí­vel por conectar diversos textos e estabelecer diálogos entre estes de forma interativa, colaborativa, em rede, desde que autor saiba estabelecer os links semanticamente e o leitor tenha consciência do que de fato busca. Entende-se, por fim, que novas reflexões se fazem necessárias por parte dos professores, a fim de que haja inserção do hipertexto nos métodos de ensino, contextualizando-os à cibercultura e promovendo o letramento digital dos educandos.

Biografía del autor/a

Davi Rebouças, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Comunicação Social, Especialista em Comunicação e Marketing em Mí­dias Digitais e pós-graduando (Latu sensu) em Docência e gestão do Ensino Superior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Interesse de pesquisa nas áreas de Comunicação, Novas Mí­dias, Linguagem e Educação e Produção de Subjetividades, buscando desenvolver pesquisas que interliguem essas áreas de estudo por meio de uma abordagem interdisciplinar.

Luana Inocêncio, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraí­ba (PPGC/UFPB) e Integrante do Grupo de Pesquisa em Processos e Linguagens Midiáticas (Gmid/UFPB).

Publicado

2016-11-29

Cómo citar

Rebouças, D., & Inocêncio, L. (2016). Do ler ao navegar: a construção do conhecimento a partir do hipertexto. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 177–199. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1832

Número

Sección

Artigos