O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas/The school climate from the perspective of public school students

Autores/as

  • Telma Pileggi Vinha Faculdade de Educação da Unicamp
  • Luciene Regina Paulino Tognetta Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Campus Araraquara
  • Roberta Gurgel Azzi Faculdade de Educação da UNICAMP
  • Adriano Moro Faculdade de Educação - Unicamp
  • Ana Maria Falcão de Aragão Faculdade de Educação da Unicamp.
  • Alessandra de Morais Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marí­lia.

Resumen

Resumo O clima escolar é compreendido como o conjunto de percepções dos integrantes da escola com relação aos seguintes fatores inter-relacionados: normas, objetivos, valores, relações humanas, organização e estruturas fí­sica, pedagógica e administrativa, os quais estão presentes na instituição educativa. Ele influencia as aprendizagens escolares e a qualidade das interações sociais. Esta pesquisa teve como objetivos conhecer a percepção dos alunos sobre o clima escolar, investigar se há diferenças entre as escolas pesquisadas e identificar quais dimensões do clima são percebidas como positivas, negativas ou neutras. Foi construí­do e aplicado um questionário capaz de avaliar o clima escolar em 566 alunos do 7º ao 9º ano de quatro escolas públicas e realizadas observações em dois desses centros. No geral, as percepções dos alunos sobre o clima escolar se dividiram entre as posições neutra (47,6%) e positiva (48,1%), sendo que apenas 4,3% o consideram negativo. As dimensões avaliadas como mais positivas foram relacionadas à intimidação entre alunos, às regras, às relações sociais e aos conflitos. As menos positivas diziam respeito às relações da escola com a famí­lia e à infraestrutura. A avaliação do clima apresentou contribuições que podem reorientar o trabalho nessas escolas. Palavras-chave: Clima Escolar. Convivência Escolar. Conflitos Escolares. Jovens. The school climate from the perspective of public school students Abstract The school climate is understood as the set of perceptions of the members of the school with respect to the following interrelated factors: norms, goals, values, human relations, organization and physical structures, administrative and teaching, which are present in the educational institution. It influences the school learning and the quality of social interactions. This research aimed to identify how students feel about school climate, investigate whether there are differences between the schools surveyed and identify which dimensions of the climate are perceived as positive, negative or neutral. It was constructed and applied a questionnaire able to evaluate the school climate in 566 students of the 7th to the 9th year of four public schools and conducted observations in two of these centers. Overall, students ' perceptions of school climate were divided between neutral positions (47.6%) and positive (48.1%), with only 4.3% consider negative. The dimensions considered more positive were related to bullying among students, followed by which dealt rules, social relations and conflicts. The less positive concerned the family relationships and infrastructure. The assessment of the climate presented contributions that can reorient the work of these institutions. Keywords: School Climate. Coexistence School. School Conflicts. Young People.

Biografía del autor/a

Telma Pileggi Vinha, Faculdade de Educação da Unicamp

Professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Unicamp.

Luciene Regina Paulino Tognetta, Faculdade de Ciências e Letras, Unesp, Campus Araraquara

Doutora em Psicologia Escolar pela USP. Professora do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras Unesp Campus Araraquara, atuando na graduação e pós graduação. Vice-lí­der do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Unesp/Unicamp).

Roberta Gurgel Azzi, Faculdade de Educação da UNICAMP

Doutora em Educação pela UNICAMP. É Livre docente vinculada ao Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP, com atuação na graduação e pós-graduação. É coordenadora do grupo de pesquisa NEAPSI-FE-UNICAMP.

Adriano Moro, Faculdade de Educação - Unicamp

Fundação Carlos Chagas, São Paulo, Brasil. Doutorando em Psicologia Educacional na Faculdade de Educação - Unicamp

Ana Maria Falcão de Aragão, Faculdade de Educação da Unicamp.

Psicóloga. Mestrado e Doutorado em Educação. Livre-docente em Psicologia Educacional. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada da Faculdade de Educação da UNICAMP.

Alessandra de Morais, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marí­lia.

Psicóloga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marí­lia.

Publicado

2017-11-14

Cómo citar

Vinha, T. P., Tognetta, L. R. P., Azzi, R. G., Moro, A., Aragão, A. M. F. de, & Morais, A. de. (2017). O clima escolar na perspectiva dos alunos de escolas públicas/The school climate from the perspective of public school students. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 163–186. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1830

Número

Sección

Artigos