A leitura crí­tica midiática na Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

  • Gicele Weinheimer Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Resumen

Este artigo apresenta uma pesquisa participante realizada com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), objetivando desenvolver uma leitura crí­tica de notí­cias divulgadas por sites da internet. Como procedimentos metodológicos, os alunos realizaram uma busca de notí­cias, em sites da internet, que apresentassem ações ditas éticas ou não. Os links das notí­cias foram postados em um blog, assim como o comentário dos alunos sobre as mesmas. Os comentários e links possibilitaram a análise do ní­vel de persuasão dos discursos midiáticos, através da perspectiva ético-estética foucaultiana. Os materiais postados no blog nos possibilitaram verificar que a maioria das notí­cias tinham cunho polí­tico. As ações dos polí­ticos foram consideradas antiéticas pela maioria dos alunos em seus comentários no blog. Percebemos que houve uma tentativa de ler criticamente as informações disponibilizadas na web. Todavia, acreditamos que nossos alunos precisam desenvolver mais sua capacidade analí­tica, percebendo as relações de poder que permeiam os diversos discursos midiáticos. Ressaltamos que a experiência realizada consistiu em um caso especí­fico - um recorte espaço-temporal. Não estabeleceremos aqui uma conclusão universalmente válida, dando a solução infalí­vel ao caso. Fizemos uma tentativa de desenvolver um conteúdo filosófico com o auxí­lio da mí­dia, mas não sabemos o grau de assimilação dos alunos envolvidos. O que podemos postular é que lançamos sementes desconfortantes, ví­rus mortal no corpo do anacrônico sistema de ensino que coloca em um trono o professor onissapiente que derrama sua sabedoria sobre os alunos, vasos vazios.

Biografía del autor/a

Gicele Weinheimer, Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Licenciada e Bacharel em Filosofia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS). Especialista em Mí­dias na Educação (Universidade Federal de Pelotas - UFPel). Professora de Filosofia da Rede Estadual do Rio Grande do Sul.

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Uruguaiana, RS - Área de Ensino de Ciências

Publicado

2016-04-02

Cómo citar

Weinheimer, G., & Marinho, J. C. B. (2016). A leitura crí­tica midiática na Educação de Jovens e Adultos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(31), 101–117. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1657

Número

Sección

Artigos