Práticas formativas de professores formadores articuladas com os anos iniciais da Educação Básica

Autores/as

  • Joana Paulin Romanowski Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná
  • Simone Regina Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Pura Lucia Oliver Martins Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Resumen

O artigo focaliza as práticas de professores formadores de cursos de licenciatura que se articulam com os anos iniciais da educação básica. Resulta de pesquisa que analisou as experiências dos professores formadores vivenciadas em diferentes tempos e espaços durante a formação desses professores coletadas por meio de entrevistas. Toma por referência, nas análises, a compreensão de experiência como relação entre ser social e consciência social (THOMPSON, 1981). A experiência dos formadores foi apreendida quanto: ao perí­odo de formação inicial, o trabalho com professores dos anos iniciais, a docência no segundo segmento do ensino fundamental, as parcerias estabelecidas nas práticas de formação e a participação em grupos de pesquisa. A prática de formação desenvolvida por esses professores nos cursos de licenciatura inclui articulação com os anos iniciais do ensino fundamental. Ao analisar essa articulação, as experiências vivenciadas em diferentes e espaços constituem-se um processo de formação de tipo novo compreendendo a formação do professor para a educação básica em totalidade. Palavras-chave: Prática de professores formadores. Cursos de licenciatura e anos iniciais do ensino fundamental. Relação entre experiência e práticadocente.

Biografía del autor/a

Joana Paulin Romanowski, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em Pedagogia, Especialização, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1985) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002).Professora aposentada da UFPR e Prefeitura Municipal de Curitiba. Bolsista Produtividade em Pesquisa-CNPq, professora titular da PUCPR do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia e consultora da UNINTER.Coordenadora do FEPAE, desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em formação de professores. É autora do livro Formação e profissionalização docente (IBPEX), capí­tulos de livros (Papirus, Univille) e artigos em periódicos da área da Educação.

Pura Lucia Oliver Martins, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação USP, Bolsista CNPQ 2, Professora da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, e-mail pura.oliver@pucpr.br.

Publicado

2016-06-21

Cómo citar

Romanowski, J. P., Cartaxo, S. R., & Martins, P. L. O. (2016). Práticas formativas de professores formadores articuladas com os anos iniciais da Educação Básica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 6–24. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1639

Número

Sección

Artigos