Ética, Ciência e Educação: caminhos para uma sociedade humana e tecnologizada e o papel da escola

Autores/as

  • Vilmar Malacarne Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
  • João Fernando Christofoletti Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE
  • Dulce Maria Strieder Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Resumen

O presente artigo traz uma reflexão sobre a ética, os Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, a Ciência e a Educação. A proposta é discutir a importância da Ciência na sociedade contemporânea apontando para o papel da educação na formação do cidadão apto a conviver nesta sociedade, em sintonia com princí­pios humanizados. Neste contexto a ética é discutida, indicando seu papel na sociedade, na educação e no desenvolvimento da Ciência. O texto, resultado de pesquisa bibliográfica e de campo, apresenta dados sobre a atuação dos Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos vinculados a instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná e, a partir destes, aponta para a importância de se pensar uma educação que, além de ensinar a Ciência, também ensine a viver de forma ética, pensando a própria Ciência nesta mesma perspectiva. Palavras-chave: Ética. Ciência. Comitês de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Educação. Abstract This article makes a reflection about ethic, Ethic Committee in Human Research, Science and Education. The proposal is to discuss the importance of Science in contemporary society by pointing to the role of education in the formation of citizens able to live together in this society, in harmony with humanized principles. In this context the ethic is discussed, pointing its paper in society, in education and Science development. The text, a result of a bibliographic and field research, present data about how the Ethic Committee in Human Research acts bounded to high education public institutions in state of Paraná, Brazil and, from them, highlights the importance of thinking about an education that, in addition to teaching science, also teaches to live ethically, thinking Science itself in this same perspective. Keywords: Ethic. Science. Ethic Committee in Human Research. Education.

Biografía del autor/a

Vilmar Malacarne, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Doutor em Educação pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da UNIOESTE/Campus de Cascavel. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UNIOESTE.

João Fernando Christofoletti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Doutor em Educação pela University of London. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE/PR e Docente da UNIOESTE/Campus de Marechal Candido Rondon/PR

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná/UNIOESTE

Doutora em Educação pela USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) e da Area de Fí­sica da UNIOESTE/Campus de Cascavel. Lí­der do Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Ciências e Matemática.

Publicado

2018-05-22

Cómo citar

Malacarne, V., Christofoletti, J. F., & Strieder, D. M. (2018). Ética, Ciência e Educação: caminhos para uma sociedade humana e tecnologizada e o papel da escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 252–271. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1569

Número

Sección

Artigos