Gerenciamento de curso na modalidade Blended Learning: um estudo de caso

Autores/as

  • Carmem Lúcia de Oliveira Marinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Rodolfo Araújo Moraes Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen

O ensino hí­brido ou blended learning é uma modalidade de ensino/aprendizagem cada vez mais presente nas estratégias de instituições de ensino que buscam atender à demanda da sociedade contemporânea por educação. Este trabalho analisa o gerenciamento de um curso na modalidade blended learning. Para tal, realiza um estudo de caso de um curso de aperfeiçoamento oferecido nessa modalidade por uma Instituição de Ensino Superior (IES) analisando os aspectos de sua condução, com base nas etapas prognosticadas pelo Guia de Gerenciamento de Projetos PMBOK. A plataforma teórica foi elaborada a partir dos temas ensino hí­brido e o gerenciamento de projetos. O levantamento dos dados se deu através da observação direta de uma experiência vivenciada pela autora enquanto coordenadora pedagógica de IES. Para análise dos dados utilizou-se técnicas de análise de conteúdo com informações sistematizadas a partir de reuniões de gerenciamento que se era obrigada a realizar com professores responsáveis pela execução do curso. Os resultados demonstram que o gerenciamento do projeto não foi efetivamente implementado. Além disso, ficou implí­cito o quanto uma ferramenta de acompanhamento é necessária para a obtenção de resultados positivos em projetos educacionais e que quando não implementada, compromete o êxito do processo. Palavras-chave: Ensino a Distância. Ensino Hí­brido. Gerenciamento de Projetos. Guia de gerenciamento PMBOK.

Biografía del autor/a

Carmem Lúcia de Oliveira Marinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2014). Possui bacharelado em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1997), especialização em Cultura de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi (2006) e especialização em Educação a Distância pela Universidade Católica de Brasí­lia (2011). Experiência de muitos anos na graduação e pós-graduação na área de Moda. Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221345E3

Rodolfo Araújo Moraes Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco /Departamento de Administração /DADM). Função: Professor Associado II, Regime DE, Graduado em Engenharia Civil pela UFPE, tem Mestrado (Master) em Administração pelo IAE de Grenoble e Doutorado em Administração pela Université des Sciences Sociales de Grenoble /France. Pós-doutorado (2009) em Economia e Gestão Territorial /UPMF - Université Pierre Mí¨ndes France (Programa Capes x Cofecub). Coordenador (por duas gestões 2004/2008) do Programa de Pós-Graduação (strito-sensu) em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE/Capes). Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública (modalidade EaD na UFRPE /CAPES (UAB). Professor do Curso de Especialização em Gestão e Polí­tica Ambiental da UFRPE. Consultor ad hoc de periódicos nacionais. Autor de diversos livros bem como artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Áreas de atuação em Pesquisa: administração estratégica, gestão do conhecimento, gestão territorial e governança local.

Publicado

2019-03-22

Cómo citar

Marinho, C. L. de O., & Moraes Filho, R. A. (2019). Gerenciamento de curso na modalidade Blended Learning: um estudo de caso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 304–326. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1563

Número

Sección

Artigos