Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire/Concept and curriculum action in Paulo Freire's work

Autores/as

  • Marta Genú Soares Universidade do Estado do Pará

Resumen

Resumo Estuda os pressupostos freireanos que perpassam pela ação curricular e prática pedagógica e abordam a formação do professor. Trata dos primeiros escritos de Paulo Freire sobre a construção do conhecimento e sobre a prática curricular que ao longo da produção se materializa como prática pedagógica, e que sistematizada, promove a formação do homem por meio da ação consciente para a transformação. A pesquisa de caráter bibliográfico tem como questão central a análise crí­tica dos fatores/categorias conceituais, construí­das por Freire nas primeiras obras e escritos individuais no exí­lio, e que implicam no processo e prática curricular. Objetiva responder os conceitos curriculares expressos nas obras publicadas entre 1964 e 1980 e relacionados a prática curricular. Mapeia a ação de ensino e indica elementos curriculares que fundamentam a prática pedagógica. Analisa fatores/categorias conceituais, construí­dos por Freire nas primeiras obras e escritos individuais tendo como referência as teorias de currí­culo e conceitos dos autores de base do campo curricular. Conclui que há um pressuposto freireano de currí­culo porque sistematiza o ambiente educacional com o saber e a relação pedagógica estabelecida no espaço educativo e que objetiva a aprendizagem crí­tica e consciente para a transformação do sujeito coletivo. O pressuposto freireano de currí­culo é atemporal, pois contém para além dos elementos tradicionais os elementos crí­ticos e pós-crí­ticos sistematizados pelos curriculistas do campo que influenciam e são influenciados por Paulo Freire. Palavras-chave: Currí­culo. Epistemologia. Prática Educativa. Concept and curriculum action in Paulo Freire's work Abstract This study is about Freire's assumptions, between 1964 and 1980, which passes through curriculum action and pedagogical practice. The historical and dialectical method is adopted to understand the set of Freire's work, individually written in exile, in its historicity and that characterizes ontological concept, method of analysis and praxis. It is a bibliographic research, has as main question the critical analysis of the conceptions and categories, constructed by Freire in his first works that involve curricular process and practice. It concludes the curriculum practices found in Freire's work are the action of reality appropriation (knowledge and awareness), the creation to be in life through the existential situation (overcoming), and systematization of experienced knowledge with theory (culture). Keywords: Curriculum. Epistemology. Educational Practice.

Biografía del autor/a

Marta Genú Soares, Universidade do Estado do Pará

Pós Doutora em Educação. Docente do PPGED/UEPA. Lí­der do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências Inovadoras na Formação de Professores. Membro da Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana/RIIMH

Publicado

2018-07-25

Cómo citar

Soares, M. G. (2018). Concepção e ação curricular nas obras de Paulo Freire/Concept and curriculum action in Paulo Freire’s work. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 411–429. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1418

Número

Sección

Artigos