Elogio da imperfeição

Autores/as

  • Marcio Silveira Lemgruber Universidade Estácio de Sá

Resumen

Este artigo é fruto de uma palestra proferida no I Seminário de Estudos Éticos e Retóricos em Educação. Seu tí­tulo - Elogio da Imperfeição - aponta para a crí­tica de concepções de razão e de verdade que atravessam a história, tentando estabelecer balizamentos confiáveis entre o que é verdadeiro e o que é falso, nos mais distintos campos do saber. Quando conseguem formalizar plenamente uma área do conhecimento, como na matemática, na geometria, ou na lógica formal, produzem formidáveis sistemas exatos que nos conduzem, milenarmente, a conclusões necessárias. O problema discutido se dá quando se pretende seu alargamento no sentido de abranger todo o território da vida humana. É em relação a essas questões que escapam às blindagens formais, que se faz necessário adotar uma racionalidade argumentativa, que comporte a concretude e a temporalidade. Tais í­ndices de imperfeição serão abordados em sua positividade, ou seja, como elementos instigadores de visões setoriais e plurais, estimuladores de visões epistemológicas mais abrangentes. Para tanto, buscarei construir um texto dialogando com algumas leituras que me marcaram, de áreas tão diversas quanto a filosofia, a astrofí­sica, ou a literatura.

Publicado

2015-06-17

Cómo citar

Lemgruber, M. S. (2015). Elogio da imperfeição. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(28), 130–143. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1386

Número

Sección

Artigos