Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola./A problematization about the teacher"s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital a

Autores/as

  • Fernando Lionel Quiroga Universidade Estadual de Goiás
  • Amália Neide Covic Universidade Federal de São Paulo

Resumen

Resumo Este artigo problematiza como a escrita realizada em Memoriais vem funcionando como uma técnica de si na produção de modos de subjetivação docentes em um Curso de Licenciatura em um Instituto Federal no estado do Rio Grande do Sul. As análises foram realizadas a partir das teorizações foucaultianas, investigando os discursos que atravessam os Memoriais e de que modos esses indiví­duos são tomados como objetos de conhecimentos e, ao mesmo tempo, subjetivados a partir dessa técnica especí­fica. A partir disso, esses memoriais podem ser vistos como uma materialidade de regimes de verdade no campo da educação profissional na contemporaneidade. Diagnosticou-se, assim, uma escrita operada como exame de consciência e confissão por meio do discurso da vocação, conscientização, inclusão e do discurso da qualidade/mercado de trabalho, produzindo nesses alunos em processo de formação docente uma relação consigo mesmo que assume o lugar messiânico de conscientização e salvação social das novas gerações. Não se tratou de buscar completamente outra coisa nesse espaço da formação de professores, nem mesmo de denunciar essas práticas como equivocadas, mas discutir a necessidade de criação de algumas brechas para a problematização sobre a existência de outros modos em se tratando da docência, para além dos discursos de salvação. Palavras-Chave: Formação de professores. Instituição hospitalar. Instituição escolar. Ação docente. A problematization of teaching subjectivation from writing taken as a technique of the self Abstract The purpose of this essay was to discuss the teacher's role in the process of hospital schooling. The debate focused on the relations of this professional"s action in a different institutional space (the hospital) than that implicated in his process of traditional formation (the school). The analysis was based on the main points of convergence discussed in the relevant literature, especially regarding the key issues outlined in this professional"s exercise (Oliveira, 2010; Covic, 2003). The intention is to relate these points of convergence to the demands of teachers working in the hospital. To problematize the teacher"s practice outside school environment, the teacher"s role was discussed approaching the idea of action developed by Hannah Arendt in The human condition (2007). Finally, was discussed the idea of interface between the two institutions involved in schooling at hospitals, that is, the hospital and the school. That argument is what allowed to reflect on the teachers" exercise in a way that it was not reduced to professional formation restricted to school, but to aim, above all, a formation with emphasis on the action of this professional, no matter the space in which he shall exercise his function. Keywords: Teacher"s formation. Hospital institution. School institution. Teacher action.

Biografía del autor/a

Fernando Lionel Quiroga, Universidade Estadual de Goiás

É Professor Efetivo do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Coordenador Adjunto de Pesquisa. Ministra disciplinas nos cursos de Pedagogia e Letras. Seus interesses de pesquisa incluem a escolarização de crianças gravemente enfermas, biopolitica e carreira docente.

Amália Neide Covic, Universidade Federal de São Paulo

Fí­sica, Mestre e Doutora em Educação, pesquisadora responsável no IOP-GRAACC/ Universidade Federal de São Paulo pela produção de estudos que abordam a problematização dos processos de reconhecimento do aluno gravemente enfermo. Nas pesquisas incluem-se temáticas como: A organização da ação escolar de alunos submetidos aos longos tratamentos oncológicos; O corpo doente enquanto signo; Os alunos em condições de fim de vida e As vulnerabilidades éticas, polí­ticas e antropológicas da construção de identidades.

Publicado

2017-11-06

Cómo citar

Quiroga, F. L., & Covic, A. N. (2017). Uma problematização sobre o papel do professor em ambiente hospitalar: divergências e convergências entre as instituições hospital e escola./A problematization about the teacher"s role in hospital environment: divergence and convergence between hospital a. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 92–114. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1364

Número

Sección

Artigos