Do olhar nos faróis ao conví­vio com malabaristas: a prática social do pedir nos semáforos

Autores/as

  • Paulo Henrique Leal Instituto Federal de São Paulo - Campus Piracicaba (IFSP-Piracicaba)
  • Aida Victoria Garcia Montrone Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumen

Considerando a histórica e permanente luta por um mundo mais justo e dialógico em defesa da existência humana e, assim, da humanização, o presente estudo alicerçou-se com um posicionamento polí­tico a favor das comunidades populares, compreendendo que as práticas sociais por elas constituí­das são repletas de significações, forças ideológicas e contra ideológicas, as quais expressam, reproduzem, fortalecem e transformam processos educativos entre seus integrantes. Desta forma, possuindo referências em autores como Paulo Freire, Enrique Dussel e Ernani Maria Fiori, esta pesquisa foi construí­da em um vivo e dialógico movimento de experiências e compreensão das tensões existentes entre os processos de opressão e humanização, presentes nas práticas sociais constituí­das por moradores de rua e por malabaristas que, resistentemente, reproduzem, expressam e constroem seus processos educativos. Especificamente, buscou-se descrever alguns dos processos educativos construí­dos entre pessoas que convivem em avenidas, próximas aos semáforos de trânsito, realizando malabarismo. Por meio do conví­vio dialógico investigativo, os dados foram registrados através de notas e diários de campo em referência às 25 horas de convivência com 5 malabaristas e 1 morador de rua, durante 4 tardes e noites. Nas trocas intersubjetivas decorrentes a tal inserção, duas práticas sociais foram identificadas: o pedir nos semáforos através da oralidade e através do malabarismo. Em linhas gerais, os resultados assinalam que para os(a) colaboradores(a), o aprender uns-com-os-outros a sorrir, conviver, compartilhar e compreender o contexto dos semáforos (para que através do malabarismo peçam dinheiro, alimentos e respeito aos motoristas) é uma constante na luta por sua existência e humanização.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Leal, Instituto Federal de São Paulo - Campus Piracicaba (IFSP-Piracicaba)

Doutor em Educação (UFSCar/São Carlos) e Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no IFSP-Piracicaba

Aida Victoria Garcia Montrone, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar/São Carlos

Publicado

2017-09-18

Cómo citar

Leal, P. H., & Montrone, A. V. G. (2017). Do olhar nos faróis ao conví­vio com malabaristas: a prática social do pedir nos semáforos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 265–294. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1274

Número

Sección

Artigos