PNE 2014-2024: Considerações éticas sobre o plano e a formação de professores

Autores/as

  • Jorge Atilio Silva Iulianelli UNESA

Resumen

O PNE 2014-2024 é fruto da intervenção de diferentes atores sociais. A produção do texto legal, como polí­tica pública educacional, foi consolidada em debates parlamentares, e diferentes contribuições da sociedade civil, incluindo aqui a participação de especialistas. As prescrições do plano possuem, dentre outros horizontes, elementos normativos que exigem uma hermenêutica ética, além da compreensão legalista do texto. Neste sentido, uma investigação sobre as contribuições da ética do discurso, como uma hermenêutica possí­vel para as prescrições do PNE 2014-2024 parece oferecer algumas indicações de como a consideração por todos os concernidos poderá fazer a diferença em ações que visem o cumprimento e o aperfeiçoamento do que é preconizado pela lei.

Biografía del autor/a

Jorge Atilio Silva Iulianelli, UNESA

Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá.

Publicado

2015-11-27

Cómo citar

Silva Iulianelli, J. A. (2015). PNE 2014-2024: Considerações éticas sobre o plano e a formação de professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 13(30), 358–397. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1255

Número

Sección

Artigos