Termo de acordo, metas e compromisso: a incursão do REUNI nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Autores/as

  • Elisângela Ferreira Floro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Neusa Maria Dal Ri Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumen

Este artigo apresenta reflexões e análises sobre o Termo de Acordo e Metas e Compromissos (TAMC), um termo de ajuste de condutas que os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF"s) assinaram com o Ministério da Educação (MEC) no ano de 2010. No texto tentamos demonstrar que esse Acordo foi inspirado nos projetos reformistas do ensino superior, a exemplo da Reforma de Bolonha e do Projeto Universidade Nova, principalmente no que concerne às orientações de flexibilização da organização administrativo-pedagógica do trabalho acadêmico, com vistas a expandir os cursos de graduação e as vagas para matrí­culas, com contenção de custos, assim como ocorreu com o REUNI e com o processo de criação dos IF"s. Para explicitarmos as semelhanças existentes entre o REUNI e o TAMC realizamos pesquisa bibliográfica sobre a temática do ensino superior brasileiro, análise da legislação educacional e coleta de dados no Sistema Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e nas cláusulas do TAMC. Esses procedimentos permitiram-nos concluir que o TAMC introduziu processos e procedimentos nos Institutos Federais semelhantes í queles que o REUNI introduziu nas universidades, porém, de forma muito mais intensificada, por ter estabelecido critérios mais rí­gidos de produtivismo por meio dos cálculos de eficiência e eficácia institucional. Palavras-chave: Ensino Superior, Institutos Federais, REUNI, TAMC.

Biografía del autor/a

Elisângela Ferreira Floro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduada em Pedagogia e Letras. Mestra em Educação (UFRRJ) e doutoranda em Educação (UNESP). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Neusa Maria Dal Ri, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de São Paulo, graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação (pesquisa educacional) pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Llivre-docência pela Universidade Estadual Paulista (2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal. Atualmente é professora adjunto - livre-docente III - da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marí­lia, docente do Departamento de Administração e Supervisão Escolar e do Programa de Pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente com os temas da gestão democrática e polí­tica educacional. Tem experiência, também, com as temáticas: movimentos sociais e educação; trabalho associado; economia solidária e autogestão. Editora da Revista ORG&DEMO. Pesquisadora PQ do CNPq. Coordenadora do Doutorado Interinstitucional Capes- Dinter - UNESP/IFCE (2013-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNESP, FFC, Campus de Marí­lia (2013-2016).

Publicado

2017-09-18

Cómo citar

Floro, E. F., & Dal Ri, N. M. (2017). Termo de acordo, metas e compromisso: a incursão do REUNI nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 73–96. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1251

Número

Sección

Artigos