A monitoria e a educação digital: reflexões sobre a formação docente

Autores/as

  • Glaucia Silva da Rosa Centro Universitário La Salle - Unilasalle
  • Luciana Backes Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Resumen

O trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as atividades de monitoria, realizadas no Programa de Aprendizagem Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital, ofertado na modalidade online, a fim de evidenciar as contribuições na formação em Pedagogia. Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, para discutir a problemática: de que forma as atividades de monitoria podem contribuir para a emancipação digital do pedagogo em formação? Para desenvolver este estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, documental e entrevistas semi-estruturadas com as monitoras do Programa de Aprendizagem, oriundas do curso de Pedagogia. Após a análise dos dados, verificou-se que alunas monitoras tiveram mudanças nas formas de pensar e agir em suas práticas pedagógicas após terem passado pela monitoria, o que causou de certa forma uma ruptura de paradigma e humanização dos processos educativos, integrando pedagogicamente essa atividade e tecnologia na própria formação, nos planos de pesquisa e na reflexão sobre os processos de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Glaucia Silva da Rosa, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Mestranda em Educação pelo Centro Universitário La Salle. Especialista em Psicopedagogia e tecnologias da informação e comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande Sul. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Luciana Backes, Centro Universitário La Salle - Unilasalle

Professora titular do Centro Universitário La Salle. Pós-Doutora pela lUniversité Paris Descartes Paris V - Sorbonne. Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Sciences de lEducation pela Université Lumií¨re Lyon 2. Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia Habilitação Magistério e Séries Iniciais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2016-05-30

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)