A Base Orientadora da Ação: seu uso intencional na formação de conceitos da lí­ngua portuguesa

Autores/as

  • Livia Mara Menezes Lopes Universidade de Uberaba
  • Orlando Fernández Aquino Universidade de Uberaba

Resumen

No artigo realiza-se uma análise teórica e empí­rica da Base Orientadora da Ação (BOA), como um dos aspectos particulares da teoria de P. Ya. Galperin sobre a formação das ações mentais por etapas. O uso empí­rico intencional da BOA no processo de ensino-aprendizagem ilustra-se apenas com três de um total de 11 aulas experimentais, pois não é possí­vel expor o sistema completo num texto breve. Tem-se como objetivo explicar os resultados experimentais do uso intencional da BOA na formação de conceitos cientí­ficos de Lí­ngua Portuguesa no Ensino Técnico de ní­vel médio. A metodologia da pesquisa foi o experimento didático-formativo, realizado entre 2012 e 2014 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Os sujeitos da pesquisa foram 35 alunos de ní­vel médio. Conclui-se que, quando a orientação para o estudo se organiza numa lógica que vai do geral para o particular, do coletivo para o individual, e a Base Orientadora da Ação é completa e correta, os alunos apreendem rápido e bem e se desenvolvem intelectual e afetivamente, com a devida otimização do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa permitiu verificar que é possí­vel criar novas formas de organização do processo de ensino-aprendizagem e novos procedimentos de ensino, tendentes a fazer avançar a qualidade da aprendizagem e do desenvolvimento cognitivo-afetivo dos alunos.

Biografía del autor/a

Livia Mara Menezes Lopes, Universidade de Uberaba

Lí­via Mara Menezes Lopes possui graduação em Pedagogia - habilitação em Educação Especial, especialização em Psicopedagogia e Educação Inclusiva e mestrado em Educação. Atualmente é pedagoga do IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro e trabalha com Educação a Distância.

Orlando Fernández Aquino, Universidade de Uberaba

Orlando Fernández Aquino é Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Superior Pedagógico "Félix Varela" de Villa Clara, Cuba. Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE, MG, Brasil. Lí­der do GEPIDE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Instrução, Desenvolvimento e Educação.

Publicado

2017-09-18

Cómo citar

Menezes Lopes, L. M., & Fernández Aquino, O. (2017). A Base Orientadora da Ação: seu uso intencional na formação de conceitos da lí­ngua portuguesa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 97–114. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1201

Número

Sección

Artigos