Programa de Inovação Educação Conectada: análise a luz da Conectividade Significativa

Autores/as

  • Priscila Costa Santos Unesa
  • Marina Bazzo de Espíndola
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida PUC-SP

Palabras clave:

conectividade significativa., políticas públicas educacionais., cidadania digital., Programa de Inovação Educação Conectada.

Resumen

Este artigo analisa o Programa de Inovação Educação Conectada à luz do conceito de conectividade significativa. A conectividade significativa vai além do simples acesso à internet, exigindo que esse acesso seja regular, rápido e acompanhado de dados e dispositivos adequados, permitindo um uso produtivo e apoiando objetivos socioeconômicos mais amplos, como educação, emprego e participação cívica. Foram examinados quatro critérios: velocidade de conexão, acesso a dispositivos apropriados, disponibilidade de dados e frequência de uso da internet, com o intuito de avaliar se a política pública atende às exigências que perpassam a conectividade significativa no contexto educacional brasileiro. O Programa de Inovação Educação Conectada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover o uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas públicas, focando na capacitação digital de professores e gestores escolares, além da melhoria da infraestrutura de conectividade. Embora o programa avance em aspectos importantes, ainda apresenta desafios relacionados à adequação da velocidade de conexão, à oferta de dispositivos individuais, à disponibilidade de dados ilimitados e à garantia de acesso frequente à internet para alunos e professores.

Citas

Raise the Standard of Internet Access. 2020. Disponível em: https://a4ai.org/meaningful-connectivity/. Acesso em: 16 set. 2024.

BRASIL. Decreto nº 9.204, de 23 de novembro de 2017. Institui o Programa de Inovação Educação Conectada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 nov. 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br. Acesso em: 16 set. 2024.

BRASIL. Controladoria-Geral da União. Programas Educacionais: Desenho Redação - 13º CDR. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/educacao-cidada/programas/desenho-redacao/13deg-cdr. Acesso em: 16 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Inovação Educação Conectada. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/programa-educacao-conectada. Acesso em: 16 set. 2024.

BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 47 de 2021. Institui o direito à inclusão digital como direito fundamental. Disponível em: https://www.camara.leg.br. Acesso em: 16 set. 2024.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Conectividade Significativa: propostas para medição e o retrato da população no Brasil. 2024. Disponível em: http://www.cgi.br/. Acesso em: 16 set. 2024.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos domicílios brasileiros – TIC Domicílios 2023. 2024. Disponível em: https://cetic.br/pt/tics/domicilios/2023/. Acesso em: 16 set. 2024.

GLOBAL DIGITAL INCLUSION PARTNERSHIP (GDIP). Digital Inclusion for All: Ensuring Meaningful Connectivity by 2030. 2021. Disponível em: https://globaldigitalinclusion.org/. Acesso em: 16 set. 2024.

GIL, Gilberto. Quanta. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1997.

SILVA, Pedro. O impacto das tecnologias digitais na educação brasileira. São Paulo: Editora Educação, 2019.

Publicado

2024-12-30

Cómo citar

Santos, P. C., Marina Bazzo de Espíndola, & Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. (2024). Programa de Inovação Educação Conectada: análise a luz da Conectividade Significativa . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11696. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11696

Número

Sección

Artigos