Programa de Inovação Educação Conectada: análise a luz da Conectividade Significativa
Palabras clave:
conectividade significativa., políticas públicas educacionais., cidadania digital., Programa de Inovação Educação Conectada.Resumen
Este artigo analisa o Programa de Inovação Educação Conectada à luz do conceito de conectividade significativa. A conectividade significativa vai além do simples acesso à internet, exigindo que esse acesso seja regular, rápido e acompanhado de dados e dispositivos adequados, permitindo um uso produtivo e apoiando objetivos socioeconômicos mais amplos, como educação, emprego e participação cívica. Foram examinados quatro critérios: velocidade de conexão, acesso a dispositivos apropriados, disponibilidade de dados e frequência de uso da internet, com o intuito de avaliar se a política pública atende às exigências que perpassam a conectividade significativa no contexto educacional brasileiro. O Programa de Inovação Educação Conectada é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa promover o uso pedagógico de tecnologias digitais nas escolas públicas, focando na capacitação digital de professores e gestores escolares, além da melhoria da infraestrutura de conectividade. Embora o programa avance em aspectos importantes, ainda apresenta desafios relacionados à adequação da velocidade de conexão, à oferta de dispositivos individuais, à disponibilidade de dados ilimitados e à garantia de acesso frequente à internet para alunos e professores.
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