El círculo de conversación como estrategias de aprendizaje en la Educación Popular para la Salud

Autores/as

Palabras clave:

Rueda de conversación; Educación Popular en Salud; Educación Permanente en Salud; Apoyo Institucional.

Resumen

La rueda de conversación promueve el diálogo, el intercambio de conocimientos, facilita la comunicación y el aprendizaje colectivo. A lo largo de los años, ha ido ganando popularidad, al mismo tiempo que algunos de sus principios no están siendo completamente considerados. Desde esta perspectiva, el objetivo de este artículo es discutir algunas ideas sobre la Rueda de Conversación, desarrolladas en la Red de Educación Popular en Salud, como parte del Movimiento Nacional de Educación Popular en Salud, y proponer reflexiones sobre cómo organizarla y promoverla. En el artículo destacamos la historia y las bases teóricas y prácticas de la rueda de conversación, sugerimos posibles composiciones y realizamos consideraciones importantes para su comprensión y uso. Además, citamos las experiencias del Apoyo Institucional en salud de Paraíba, en Brasil, en la utilización de la rueda de conversación como método preferencial en sus acciones educativas y pedagógicas.

Biografía del autor/a

Ernande Valentin do Prado, Fiocruz/ENSP

Doutorando em Saúde Pública na ENSP/Fiocruz com início no primeiro semestre de 2021; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015), Especialização em Saúde Pública pela Escola de Saúde Pública do Mato Grosso do SUS (ESP-MS/Fiocruz) em 2009. Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Membro da Rede de Educação Popular em Saúde e do Coletiva Série SUS. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde da Família, Educação em Saúde, Educação popular em saúde, Educação Permanente e Continuada em Saúde, Apoio Institucional, Educação, Pesquisa e Extensão.

Renan Soares de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), estando vinculado à linha de pesquisa de Educação Popular. Mestre em Educação (2021) pela UFPB. Graduado em Nutrição (2019) pela UFPB, onde acumulou experiência com ações no campo do ensino (foi monitor bolsista da disciplina "Metodologia do trabalho científico", do Departamento de Nutrição da UFPB, no período de 2013 a 2014), da extensão (foi extensionista voluntário do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica", vinculado ao Departamento de Nutrição e ao Departamento de Promoção da Saúde, ambos da UFPB, no período de 2013 a 2014, depois se tornou bolsista, atuando até o ano de 2016; posteriormente, atuou como extensionista bolsista do Projeto "Vivências de Extensão em Educação Popular no âmbito do Sistema Único de Saúde", fruto de uma parceria entre a UFPB e o Ministério da Saúde, atuando no período de 2016 a 2018) e da pesquisa (foi pesquisador bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica da UFPB, de 2018 a 2019). De 2021 a 2023, exerceu a função de Apoiador Institucional da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), sendo referência para a 16 Região de Saúde do estado da Paraíba. Desde o ano de 2015 é membro do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR), que faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR), da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFPB e também do PPGE/UFPB. É associado à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com interesse nos seguintes temas: Educação Popular em Saúde, Educação Permanente em Saúde, Políticas Públicas de Saúde, Promoção da Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Nutrição em Saúde Pública, Educação Alimentar e Nutricional, Atenção Primária à Saúde, Formação Universitária em Saúde e Extensão Universitária. Para ter acesso a algumas publicações (livros, capítulos de livros, artigos e resenhas), basta acessar: https://ufpb.academia.edu/RenanSoares

Luciana Moura Mendes de Lima, Escola de Saúde Pública da Paraíba

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (2011), Mestre (2015) e Doutora em Modelos de Decisão e Saúde (2020), especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade UniBF (2021), Política e Gestão do cuidado, com ênfase do Apoio Matricial pela Universidade Federal da Paraíba (2012), Informática em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2014) e em Fisioterapia dermatofuncional pela Faculdade Estácio de Sá (2014). Atuo principalmente nos seguintes temas: Metodologia do Ensino Superior, Gestão em Saúde, Saúde Coletiva/Saúde Pública, Apoio Institucional, Fisioterapia, Epidemiologia, Bioestatística, Análise espacial e Análise espaço-temporal.

Citas

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Publicado

2025-06-11

Cómo citar

Valentin do Prado, E. ., Soares de Araújo, R., & Moura Mendes de Lima, L. (2025). El círculo de conversación como estrategias de aprendizaje en la Educación Popular para la Salud. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11275

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)