Em busca da visualidade surda: entrelaces de experiências em três projetos de pesquisa-ação no INES
Palabras clave:
Visualidade. Materialidades da comunicação. Mídias ópticas. Pedagogia surda. Surdo-memória.Resumen
Apresentamos neste artigo um conjunto de três ações derivadas das urgências que o campo da educação de surdos nos apresentou nos últimos sete anos. Nossa abordagem metodológica se aproximou dos estudos da pesquisa-ação, com intervenção no campo e posterior reflexão, fortemente influenciada pelos princípios da mídia-educação. Reunimos algumas reflexões que consideramos necessárias para a compreensão da didática voltada à (e inventada pela) comunidade surda. Ela não é centrada no texto escrito, embora também o contenha, sendo multimodal, multissensorial e multimatricial, com linguagens derivadas e suportadas por materialidades comunicacionais diversas. É uma didática emergente, crucialmente dependente do quanto compreendemos a visualidade e seus elementos, que se apresenta como característica do tempo presente através de variadas mídias ópticas, e do cotidiano vivenciado por surdos e ouvintes em sua vida escolar e universitária.
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