Formação do pedagogo: um estudo comparativo dos currículos nas instituições de ensino superiores

Autores/as

Palabras clave:

Currículo. Diretrizes Curriculares Nacionais, Matriz Curricular, Pedagogia.

Resumen

O Curso de Pedagogia passou por mudanças legais definindo o espaço de atuação e funções a serem desempenhadas ao longo da história. Tais mudanças são resultantes de interpretações sobre o curso. Nessa perspectiva, a investigação visou desenvolver um estudo comparativo da matriz curricular da UNIG e matrizes disponíveis nos sites de Instituições de Ensino Superior públicas e privadas(RJ). O objetivo do estudo foi avaliar a construção de conhecimentos pedagógicos/científicos na formação, questionando as matrizes numa diversidade de disciplinas ou ausência de foco. Destacamos, que 11 das nossas disciplinas não são visualizadas em nenhuma e das demais, 32 aparecem ora em uma, ora em outra, tendo maior divergência nas públicas. Desta forma, analisar os aspectos específicos em consonância com as DCN é primordial, para a elaboração do currículo baseando numa aproximação dos interesses dos alunos, diante de uma formação visando a construção de uma sociedade transformadora.

 

Biografía del autor/a

Paulo Vinícius Frazão, Universidade Iguaçu (UNIG)

 

 

Geiziany Catarina de Paula do Patrocínio, Universidade Iguaçu (UNIG)

Bolsista do Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu/RJ, Brasil

Francielle Marques Lima, Universidade Iguaçu (UNIG)

Bolsista CAPES do Programa da Residência Pedagógica e Voluntária do Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia da Universidade Iguaçu,

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Publicado

2023-10-22

Cómo citar

Marques Magalhães, E. M. ., Frazão, P. V. ., de Paula do Patrocínio, G. C. ., & Marques Lima, F. . (2023). Formação do pedagogo: um estudo comparativo dos currículos nas instituições de ensino superiores . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11181. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11181

Número

Sección

Edição Comemorativa