A indispensável conciliação entre o Currículo e a Biblioteca Escolar para o êxito do processo de ensino e aprendizagem
Resumen
O presente estudo busca refletir e debater acerca do demérito da Biblioteca Escolar nos currículos contemporâneos, muito embora historicamente se possa evidenciar a pertinência daquela no decurso da formação dos sujeitos. Objetiva-se verificar se tal perspectiva se encontra prevista no currículo escolar, por meio de análise documental dos regimentos e programas vigentes de instituições públicas de ensino básico, médio-técnico e superior no âmbito do estado de Rondônia (Brasil), verificando nesses documentos qual a atribuição designada à biblioteca escolar no processo de ensino, e se tal função vem ao encontro à compreensão de biblioteca como dispositivo formativo. A metodologia é constituída de pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa e natureza básica, utilizando procedimentos de levantamento bibliográfico e de análise documental. A partir da problematização dos escritos, foi possível evidenciar que nos currículos contemporâneos, a biblioteca – e de forma consequente, o bibliotecário – até então reside num terreno episódico, ao estar tão somente subsidiando e coadjuvando o percurso pedagógico.