Multiletramentos pelas visualidades na escola - cursos e ações coletivas a partir de redes de formação docente.

Autores/as

  • Adriana Hoffmann Fernandes UNIRIO
  • Aline Verissimo Monteiro UFRJ
  • Angela Medeiros Santi UFRJ
  • Dagmar Mello Silva UFF

Resumen

O texto visa apresentar a experiência de um grupo de docentes a partir da elaboração de um curso de extensão, em 2018. Dando prosseguimento a essa parceria, no perí­odo da pandemia, foi criado coletivamente, junto a outros professores, uma rede de projetos culturais online. O artigo traz inicialmente a história do curso presencial e, depois, online, com a formação da Rede RIA, focando nas ideias de multiletramentos e educação do olhar, associados à reflexão sobre atenção, aceleração, visualidade, mediante as transformações tecnológicas. Elegemos algumas dessas ações, realizadas por professores/as, por entender que ao compartilhar essas práticas, juntamente com nossas reflexões, podemos contribuir para que outras práticas com visualidades possam surgir nas diferentes escolas ibero-americanas das redes que implementam esse debate, ampliando o que entendemos por formação de professores, incluindo questões prementes que contribuem para decolonizar e sulear a educação. Palavras-chave: visualidades. escola básica. formação de professores.

Biografía del autor/a

Adriana Hoffmann Fernandes, UNIRIO

Professora da Escola de Educação e PPGEDU UNIRIO.

Aline Verissimo Monteiro, UFRJ

Professora da Faculdade de Educação UFRJ

Angela Medeiros Santi, UFRJ

Professora da Faculdade de Educação UFRJ

Dagmar Mello Silva, UFF

Professora na Faculdade de Educação da UFF

Citas

BENJAMIN, W. “Pequena História da Fotografia”. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1986. V. I.

CAMPOS, R. A cultura visual e o olhar antropológico. Revista Visualidades, Goiânia, v. 10, n. 1, jan-jun de 2012.

CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac& Naify, 2004.

CITTON, Y. Da economia à ecologia da atenção. In: Ayvu, Rev. Psicol., v. 05, n. 01, p. 13-41, 2018.

COSTA SILVA, T. B. B. Pedagogia dos Multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisas no âmbito nacional. Revista Letras, v. 26, n. 52, 2016.

CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Coleção ArteFíssil. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia - volume 1”, fim da introdução “Rizoma”. São Paulo: Editora 34, 1995.

DONDIS, D. Sintaxe da Linguagem Visual. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1983.

GALLO, Silvio. Currículo (Entre) Imagens e Saberes. Palestra proferida na Universidade Federal de Santa Maria, RGS, 2008. Disponível em: https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/373/2019/04/GalloEntreImagenseSaberes.pdf Acesso em: 05 nov. 2023.

GOULART, C. Letramento e modos de ser letrado: discutindo a base teóricometodológica de um estudo. Revista Brasileira de Educação. v. 11, n. 33 set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/d6r9zVjwGdrgwH5F4WWs47z/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 05 nov. 2023.

HOFFMANN, A.; MONTEIRO, A.; SANTI, A.; MELLO e SILVA, D. Multiletramentos pelas visualidades: a experiência da rede ria40tena e o curso de extensão “visualidades, tempo e educação”. IN: HOFFMANN, A.; BARROS, R.; e DOURADO, R.; Visualidades, Educação e Mudanças culturais. Rio de Janeiro: Ed AYVU, 2021. Disponível em: Visualidades, educação e mudanças culturais | ayvu (ayvueditora.com) Acesso em: 05 nov. 2023.

KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade; 16 (3): 7-16; set/dez.2004. indisponível em: http://www.scielo.br/pdf/psoc/v16n3/a02v16n3.pdf Acesso em : 05 nov. 2023.

MIRZOEFF, N. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, 18(4), 745–768, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8646472 Acesso em: 05 nov. 2023.

MONTEIRO, A. V. A imagem e o exercício de um pensamento comunicacional hoje. In: Comunicação & Informação, v. 11. n. 1: p. 9-18 – jan/jun, 2008.

ROJO, R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

SIBÍLIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contracampo, 2012.

Publicado

2023-11-09

Cómo citar

Fernandes, A. H., Monteiro, A. V., Santi, A. M., & Silva, D. M. (2023). Multiletramentos pelas visualidades na escola - cursos e ações coletivas a partir de redes de formação docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11073

Número

Sección

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.