Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes
Resumen
O artigo apresenta a orientação teórico-epistemológica de uma pesquisa-formação, com base nos estudos de Josso, com vistas a compreender as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e o reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercício profissional. Ocorrida no período pandêmico, em formato virtual, buscou ao longo de sete encontros com professoras iniciantes, refletir sobre as insurgências que o espaço-tempo pandêmico produziu na prática docente e na escola que precisou manter-se em funcionamento mesmo estando fechada, e o que elas imprimiram nos processos de inserção das professoras que estavam vivendo o início da carreira docente. A pesquisa aponta a potencialidade formativa da narrativa de si, da escuta e da partilha das experiências entre os pares como estratégias de indução profissional docente.Descargas
Publicado
2023-10-31
Cómo citar
Cruz, G. B. da, Paiva, M. M. de, & Lontra, V. (2023). Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11054
Número
Sección
Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.