Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes

Autores/as

  • Giseli Barreto da Cruz UFRJ
  • Marilza Maia de Paiva Colégio Pedro II
  • Viviane Lontra Colégio de Aplicação da UFRJ

Resumen

O artigo apresenta a orientação teórico-epistemológica de uma pesquisa-formação, com base nos estudos de Josso, com vistas a compreender as possibilidades e os desafios da indução entre pares para o agir e o reagir de professores em relação às dificuldades que afetam a docência em seus primeiros anos de exercí­cio profissional. Ocorrida no perí­odo pandêmico, em formato virtual, buscou ao longo de sete encontros com professoras iniciantes, refletir sobre as insurgências que o espaço-tempo pandêmico produziu na prática docente e na escola que precisou manter-se em funcionamento mesmo estando fechada, e o que elas imprimiram nos processos de inserção das professoras que estavam vivendo o iní­cio da carreira docente. A pesquisa aponta a potencialidade formativa da narrativa de si, da escuta e da partilha das experiências entre os pares como estratégias de indução profissional docente.

Biografía del autor/a

Giseli Barreto da Cruz, UFRJ

Doutora em Educação pela PUC-Rio com pós doutorado em Educação financiado pelo CNPq (PDJ). Professora da Faculdade de Educação da UFRJ com atuação no PPGE/UFRJ. Coordenadora do GEPED/LEPED - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores.

Marilza Maia de Paiva, Colégio Pedro II

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped), certificado Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq).

Viviane Lontra, Colégio de Aplicação da UFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (Geped), certificado Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq).

Publicado

2023-10-31

Cómo citar

Cruz, G. B. da, Paiva, M. M. de, & Lontra, V. (2023). Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11054

Número

Sección

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.