O papel do professor enquanto mediador no processo criativo em arte na Educação Infantil
Resumen
A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físicos, psicológico, intelectual e social. Com o eminente acréscimo no quantitativo de crianças que frequentam a Educação Infantil, retoma-se sobre a importância desse nível e o seu comprometimento no processo de constituição psíquica do sujeito. Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender como a mediação do professor, por meio da arte, pode contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade em crianças em uma escola pública localizada no estado do Tocantins. De abordagem qualitativa e do tipo exploratória, os dados foram gerados a partir de desenvolvimento de um projeto e de observação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Infantil. Dentre alguns resultados, constatamos que a arte contribui para o desenvolvimento integral da criança, ao proporcionar um avanço nos processos de expressão, criatividade e comunicação, importante para potencializar o aprendizado dos componentes curriculares escolares.Descargas
Publicado
2023-10-22
Cómo citar
Oliveira, R. P. de S., & Araujo, G. C. de. (2023). O papel do professor enquanto mediador no processo criativo em arte na Educação Infantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11013. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11013
Número
Sección
Artigos