O papel do professor enquanto mediador no processo criativo em arte na Educação Infantil

Autores/as

  • Renata Pereira de Sousa Oliveira Universidade Federal do Tocantins
  • Gustavo Cunha de Araujo Universidade Federal do Norte do Tocantins

Resumen

A educação infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos fí­sicos, psicológico, intelectual e social. Com o eminente acréscimo no quantitativo de crianças que frequentam a Educação Infantil, retoma-se sobre a importância desse ní­vel e o seu comprometimento no processo de constituição psí­quica do sujeito. Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender como a mediação do professor, por meio da arte, pode contribuir para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade em crianças em uma escola pública localizada no estado do Tocantins. De abordagem qualitativa e do tipo exploratória, os dados foram gerados a partir de desenvolvimento de um projeto e de observação das práticas pedagógicas realizadas na Educação Infantil. Dentre alguns resultados, constatamos que a arte contribui para o desenvolvimento integral da criança, ao proporcionar um avanço nos processos de expressão, criatividade e comunicação, importante para potencializar o aprendizado dos componentes curriculares escolares.

Biografía del autor/a

Renata Pereira de Sousa Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Educação pelo PPPGE/UFT. Possui graduação em Licenciatura em Letras Lí­ngua Portuguesa e Lí­ngua Inglesa pela Faculdade Integrada de Araguatins (2021) e graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual do Tocantins (2008). Atualmente é professora da rede pública de ensino do estado do Tocantins.

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins. Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPPGE/UFT) e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (PROFARTES/UFU). Bolsista Produtividade do CNPq PQ 2

Publicado

2023-10-22

Cómo citar

Oliveira, R. P. de S., & Araujo, G. C. de. (2023). O papel do professor enquanto mediador no processo criativo em arte na Educação Infantil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11013. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11013

Número

Sección

Artigos