Inventividades docentes, experiências e aprendizagem narrativa
Resumen
O artigo tematiza relações entre os conceitos de experiência, tal como tecido por Walter Benjamin, e de aprendizagem narrativa, a partir das contribuições de Ivor Goodson, destacando a importância das inventividades docentes na construção do núcleo de significados do currículo, com destaque para duas questões: entre prescrições programáticas e criações próprias e originais, qual é a imagem que os docentes são incentivados a assumir? Tomar a escola como lugar de memórias e estimular a produção de mônadas pode contribuir na construção cotidiana do currículo narrativo? Tendo como referência teórico-metodológica a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, esse estudo partilha a experiência de um núcleo de memória em uma escola pública e a escrita de mônadas como dispositivos que podem favorecer a construção de um currículo narrativo. A discussão empreendida aponta para a aproximação entre os conceitos de experiência e aprendizagem narrativa na promoção do diálogo entre conhecimentos e práticas, concebendo o docente como educador/a-educando/a-narrador/a, em um currículo narrativo que transcende a prescrição.Descargas
Publicado
2022-12-29
Cómo citar
de Andrade, E. P., & Bragança, I. F. de S. (2022). Inventividades docentes, experiências e aprendizagem narrativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10951 . Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10951
Número
Sección
Edição Comemorativa