Inventividades docentes, experiências e aprendizagem narrativa

Autores/as

  • Everardo Paiva de Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Inês Ferreira de Souza Bragança Universidade Estadual de Campinas

Resumen

O artigo tematiza relações entre os conceitos de experiência, tal como tecido por Walter Benjamin, e de aprendizagem narrativa, a partir das contribuições de Ivor Goodson, destacando a importância das inventividades docentes na construção do núcleo de significados do currí­culo, com destaque para duas questões: entre prescrições programáticas e criações próprias e originais, qual é a imagem que os docentes são incentivados a assumir? Tomar a escola como lugar de memórias e estimular a produção de mônadas pode contribuir na construção cotidiana do currí­culo narrativo? Tendo como referência teórico-metodológica a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, esse estudo partilha a experiência de um núcleo de memória em uma escola pública e a escrita de mônadas como dispositivos que podem favorecer a construção de um currí­culo narrativo. A discussão empreendida aponta para a aproximação entre os conceitos de experiência e aprendizagem narrativa na promoção do diálogo entre conhecimentos e práticas, concebendo o docente como educador/a-educando/a-narrador/a, em um currí­culo narrativo que transcende a prescrição.

Biografía del autor/a

Everardo Paiva de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense (1980), com Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Educação pela mesma Universidade. Em 2018 realizou estudos de pós-doutoramento sobre o tema de narrativas (auto)biográficas e histórias de vida de professores em duas instituições: os programas de pós graduação em História da UFF e em Educação da FFP/UERJ. É Professor Associado da Faculdade de Educação, do PPGE/UFF e do PROFHISTÓRIA. Participa dos seguintes grupos de pesquisa:: CDC (Currí­culo, Docência & Cultura, interinstitucional sediado na FEUFF, do qual é vice-lí­der no CNPq), LEH (Laboratório de Ensino de História, da FEUFF), LABHOI (Laboratório de História Oral e Imagem, do Instituto de História, sobretudo através do projeto Trajetórias Docentes) e Polifonia (UERJ, onde realizou o pós-doutoramento).. Atualmente, está envolvido com três projetos de pesquisa: ?A docência como saber iminente: narrativas da profissão na formação (inicial, continuada) de professores? (iniciado no pós-doutorado, em 2018), ?Tornando-se professor: polí­tica, cultura e cotidiano na formação docente? (Projeto articulador do trabalho no PPGE e no PROFHISTÓRIA) e ?Trajetórias docentes?. Foi professor nas redes pública e privada de Educação Básica, com experiência na implantação e direção de CIEP, no II Programa Especial de Educação (1992/1995). Desenvolve pesquisas nas temáticas de Ensino de História, formação e profissão docente, narrativas biográficas e histórias de vida. E-mail: everardo_andrade@uol.com.br. ORCID: 0000-0003-0157-5650.

Inês Ferreira de Souza Bragança, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pós-Doutora pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Évora-Portugal e Mestre em Educação e Pedagoga, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é Coordenadora do Centro de Memória da Educação da FE/UNICAMP e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOGRAPH). Coordena o Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (https://grupopolifonia.wordpress.com), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP) e ao Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação (FFP/UERJ). Seus trabalhos tematizam a formação docente, em suas polí­ticas e práticas, e a abordagem narrativa (auto)biográfica como modo de viver, pesquisar e formar em partilha. É autora do livro Histórias de Vida e Formação de Professores: Diálogos entre Brasil e Portugal (https://doi.org/10.7476/9788575114698) e de diversas produções bibliográficas nesse campo.

Publicado

2022-12-29

Cómo citar

de Andrade, E. P., & Bragança, I. F. de S. (2022). Inventividades docentes, experiências e aprendizagem narrativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10951 . Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10951

Número

Sección

Edição Comemorativa