Estudos dos/nos/com os cotidianos escolares e a formação docente sob o viés de práticaspolíticas emancipatórias
Resumen
Este estudo buscou discutir a perspectiva teórico-metodológico-política dos estudos dos/nos/com os cotidianos escolares e a formação docente sob o viés de práticaspolíticas emancipatórias. A reflexão desta pesquisa foi tecida a partir das contribuições da teoria do cotidiano de Michel de Certeau (1994) em diálogo com os pesquisadores/as brasileiros/as que estudam os cotidianos escolares, tais como: Alves (2008a; 2008b; 2010), Oliveira (2007), Oliveira e Alves (2008), Ferraço (2007; 2008; 2021), Ferraço; Soares e Alves (2017), entre outros. O estudo configura-se um ensaio teórico, de abordagem qualitativa, realizado a partir de leituras e análises críticas de autores seminais, além de uma pesquisa bibliográfica nas bases científicas do Google Acadêmico, Scielo e Periódicos da Capes. Destaca-se, como reflexão central do estudo, a imperiosidade de se tecer uma formação docente nas redes cotidianas, a fim de valorizar as vivências e as práticaspolíticas emancipatórias protagonizadas de forma singular e heterogênea por cada praticante pensante.Descargas
Publicado
2023-11-30
Cómo citar
Pinto, A. Q., Oliveira, V. J. M. de, & Ferraço, C. E. (2023). Estudos dos/nos/com os cotidianos escolares e a formação docente sob o viés de práticaspolíticas emancipatórias. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10944. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10944
Número
Sección
Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.