As possibilidades de uma esfera pública compartilhada nos Conselhos Municipais de Educação

Autores/as

  • Vania Carvalho de Araújo Universidade Federal do Espí­rito Santo/Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Cirlane Mara Natal Secretaria Municipal de Educação de Vitória

Resumen

Resumo Este trabalho faz parte de uma pesquisa mais ampla sobre a trajetória do Conselho Municipal de Vitória/ES na formulação e implementação das polí­ticas educacionais, considerando as relações entre o governo e a sociedade civil e o seu papel na construção das polí­ticas educacionais entre 1998 e 2010. Apresenta uma discussão sobre a constituição de uma esfera pública a partir da atuação dos Conselhos de Educação, baseando-se, principalmente, nas reflexões de Hannah Arendt sobre a ação dos Conselhos nas democracias modernas e como estes podem ser espaços de efetivação daquilo que essa autora considera como a esfera pública nas relações entre aqueles que, legitimamente governam e aqueles que são governados. Apesar de um grande distanciamento do que poderí­amos nominar como existência de uma "esfera pública" na experiência do Conselho analisado, algumas aproximações foram possí­veis de ser constatadas, sobretudo quando governo e sociedade civil utilizam-se dos conflitos como possibilidade de estabelecer novos consensos em torno das polí­ticas educacionais. Palavras-chave: Conselho Municipal de Educação. Democracia. Educação e Esfera Pública.

Biografía del autor/a

Vania Carvalho de Araújo, Universidade Federal do Espí­rito Santo/Programa de Pós-Graduação em Educação

Professora do Centro de Educação da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Educação Infantil da UFES e Coordenadora do Grupo de Pesquisa "Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC"(CNPQ/UFES)

Cirlane Mara Natal, Secretaria Municipal de Educação de Vitória

Mestre em Educação pela UFES Professora do Ensino Fundamental -Secretaria Municipal de Educação de Ví­tória

Publicado

2017-01-26

Cómo citar

Araújo, V. C. de, & Natal, C. M. (2017). As possibilidades de uma esfera pública compartilhada nos Conselhos Municipais de Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 259–279. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1044

Número

Sección

Artigos