A família está digitando... As comunidades virtuais de famílias no WhatsApp em escolas e seus desdobramentos para a coordenação pedagógica
Resumen
Esta pesquisa, realizada no ano de 2019, a partir de entrevistas com coordenadores pedagógicos de escolas privadas de classe média alta de um município da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, buscou compreender como os célebres "grupos de pais do Whatsapp", aqui denominados de comunidades virtuais de família (CVF), interferiram na relação entre família e escola e, mais especificamente, no trabalho da coordenação pedagógica. Foi realizada uma discussão sobre a relação família-escola, com base na sociologia da educação e uma caracterização das mídias digitais. Como principais achados do campo, constatou-se que as comunidades virtuais das famílias deram ainda mais complexidade à relação família escola. Grande parte dos coordenadores pedagógicos não se sentem preparados para lidar com essa nova maneira de interação, por isso nem participam das comunidades. Enxergam mais aspectos negativos que positivos nas CVF, sendo destaque a ampliação e disseminação de problemas particulares e pontuais, apesar de reconhecerem sua força no ambiente escolar.Descargas
Publicado
2023-10-22
Cómo citar
Mandelert, D. da V., & Mocarzel, M. (2023). A família está digitando. As comunidades virtuais de famílias no WhatsApp em escolas e seus desdobramentos para a coordenação pedagógica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10406. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10406
Número
Sección
Artigos