Deslocamento de sentidos no contexto da reforma do Ensino Médio: anotações sobre a flexibilidade curricular e o conhecimento no âmbito do currí­culo

Autores/as

  • Heloize da Cunha Charret UNESA
  • Marcia Serra Ferreira UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210130

Resumen

O trabalho investiga os sentidos que vêm sendo disputados acerca da flexibilidade curricular no âmbito da recente reforma do Ensino Médio brasileiro. A investigação foi conduzida por meio da análise dos documentos oficiais das reformas recentes envolvendo o Ensino Médio, focalizando os efeitos do embate disciplinas escolares x áreas do conhecimento e seus atravessamentos pelo discurso das competências e habilidades, sobre os sentidos para o conhecimento, no âmbito do currí­culo. As análises foram conduzidas a partir de uma abordagem discursiva para o currí­culo, que põem em diálogo as teorizações de Michel Foucault, com curriculistas tais, como Thomas Popkewitz e Stephen Ball, além de historiadores do presente, com destaque para Reinhart Koselleck. A investigação indica que a retórica da flexibilidade curricular, que legitima os discursos oficiais da reforma, traz sob sua superfí­cie a materialização do estreitamento curricular e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento na Educação Básica. Palavras-chave: Flexibilidade curricular. Reforma do Ensino Médio. História do Currí­culo. Polí­ticas de currí­culo.

Biografía del autor/a

Heloize da Cunha Charret, UNESA

Professora do Programa de Pós-Graduação (PPGE) UNESA

Marcia Serra Ferreira, UFRJ

Marcia Serra Ferreira Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO) Lí­der do Grupo de Estudos em História do Currí­culo

Publicado

2022-03-14

Cómo citar

Charret, H. da C., & Ferreira, M. S. (2022). Deslocamento de sentidos no contexto da reforma do Ensino Médio: anotações sobre a flexibilidade curricular e o conhecimento no âmbito do currí­culo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 196–216. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210130

Número

Sección

Artigos