Deslocamento de sentidos no contexto da reforma do Ensino Médio: anotações sobre a flexibilidade curricular e o conhecimento no âmbito do currículo
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210130Resumen
O trabalho investiga os sentidos que vêm sendo disputados acerca da flexibilidade curricular no âmbito da recente reforma do Ensino Médio brasileiro. A investigação foi conduzida por meio da análise dos documentos oficiais das reformas recentes envolvendo o Ensino Médio, focalizando os efeitos do embate disciplinas escolares x áreas do conhecimento e seus atravessamentos pelo discurso das competências e habilidades, sobre os sentidos para o conhecimento, no âmbito do currículo. As análises foram conduzidas a partir de uma abordagem discursiva para o currículo, que põem em diálogo as teorizações de Michel Foucault, com curriculistas tais, como Thomas Popkewitz e Stephen Ball, além de historiadores do presente, com destaque para Reinhart Koselleck. A investigação indica que a retórica da flexibilidade curricular, que legitima os discursos oficiais da reforma, traz sob sua superfície a materialização do estreitamento curricular e a institucionalização da desigualdade de acesso ao conhecimento na Educação Básica. Palavras-chave: Flexibilidade curricular. Reforma do Ensino Médio. História do Currículo. Políticas de currículo.Descargas
Publicado
2022-03-14
Cómo citar
Charret, H. da C., & Ferreira, M. S. (2022). Deslocamento de sentidos no contexto da reforma do Ensino Médio: anotações sobre a flexibilidade curricular e o conhecimento no âmbito do currículo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 196–216. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210130
Número
Sección
Artigos