A Escola buscando ser democrática: tensionamentos e criações no contexto da prática
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210181Resumen
O presente artigo apresenta algumas das problematizações provenientes do meu doutoramento em Educação. Ele busca traçar grifos a algumas reflexões teóricas empreendidas na tese, tendo um enfoque sobre a categoria "escola democrática" enquanto um significante vazio, imerso em tramas políticas impulsionadas por disputas de múltiplos grupos sociais pela universalização de sentidos desse significante. Tais pressupostos teóricos reiteram a lente da discursividade enquanto chave de leitura para evidenciar uma aposta de que não há como compreender que dado sentido de escola democrática -pensado para contextos da prática/de práticas curriculares distintas, em recortes de tempo diferentes- pode ser, de forma essencializada, universalizado e prescrito para toda e qualquer escola, para todo e qualquer contexto de espaço-tempo. Imersa à instabilidade de um talvez, a escola vivencia a democracia na busca pela definição de escola democrática, ela vai tornando-se democrática na tentativa por ser democrática, em meios aos contínuos tensionamentos por parte de diversos agentes produtores da política (externos e internos a ela). Palavras-chaves: Discursividade. Escola democrática. Hegemonização im-possível. Porvir.Descargas
Publicado
2022-11-17
Cómo citar
Freitas Filho, L. C. M. de. (2022). A Escola buscando ser democrática: tensionamentos e criações no contexto da prática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 47–67. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210181
Número
Sección
Artigos