A proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira na escola: reflexões sobre as possibilidades e limites do trabalho com a cultura afro-brasileira no espaço escolar.

Autores/as

  • Maria Alice Rezende Gonçalves Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Vinícius Oliveira Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

A educação brasileira tem sido marcada pela emergência da etnicidade afro-brasileira. Verifica-se, sobretudo nos primeiros anos do século XXI, a multiplicação de polí­ticas e ações educacionais que têm como foco o grupo étnico afro-brasileiro. Entre essas ações e polí­ticas destacam-se a Lei 10639/03, responsável por modificar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir no currí­culo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e as ações afirmativas destinadas à população negra no ensino superior. Diante deste novo contexto, este artigo, a partir do diálogo com os trabalhos de (ANDERSON, 1989), (DAMATTA, 2000), (HOBSBAWN, 1997) e (SEYFERTH, 1989) se propõe a discutir a proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira no espaço escolar, com objetivo de analisar e discutir os caminhos tecidos para o diálogo contemporâneo entre a escola e a cultura afro-brasileira. As considerações iniciais da pesquisa apontam para possibilidade de construção de novas narrativas sobre o negro no espaço escolar e a veiculação de imagens valorativas em relação à cultura afro-brasileira na escola. No entanto, percebem-se, também, desafios no que concerne ao investimento em atividades que podem colaborar para o fortalecimento da cultura afro-brasileira na escola e dificuldades para superação da intolerância aos sí­mbolos da religiosidade afro-brasileira presentes na capoeira.

Biografía del autor/a

Maria Alice Rezende Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ (PPGECC/FEBF/UERJ).

Vinícius Oliveira Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ (PPGECC/FEBF/UERJ), com bolsa da Fundação de Amparo í  Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Publicado

2016-09-26

Cómo citar

Gonçalves, M. A. R., & Pereira, V. O. (2016). A proposta do Programa Mais Educação para introdução da capoeira na escola: reflexões sobre as possibilidades e limites do trabalho com a cultura afro-brasileira no espaço escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 280–296. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1018

Número

Sección

Artigos