Os impasses da pedagogia Waldorf na atualidade

Autores/as

  • Jonas Bach Junior

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210185

Resumen

Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise crí­tica dos princí­pios da pedagogia Waldorf frente aos impasses atuais da educação em geral. Primeiramente, são abordadas a realidade da educação e as condições vividas por estudantes e docentes, de acordo com a interpretação da contemporaneidade realizada por Giddens (1991), Bauman (2011) e Lévy (1999). Os parâmetros descritivos do mundo lí­quido e da cibercultura servem de base para uma reflexão crí­tica sobre os impasses contemporâneos da educação Waldorf e o modo primordial do ser humano em sua relação com o mundo. Dessa forma, constata-se que o cuidado da infância pressupõe uma compreensão a respeito da necessidade humana de experiências vivas e próprias diante da realidade. Além disso, os desafios da pedagogia Waldorf na atualidade exigem o entendimento do papel da resistência na educação frente à adaptação. Palavras-chave: Educação. Contemporaneidade. Pedagogia Waldorf

Biografía del autor/a

Jonas Bach Junior

Pós-Doutor em Educação (UNICAMP). Doutor em Educação (UFPR e Alanus Hochschule) Mestre em Educação (UFPR). Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado

2022-10-26

Cómo citar

Bach Junior, J. (2022). Os impasses da pedagogia Waldorf na atualidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 135–153. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210185

Número

Sección

Artigos