Os impasses da pedagogia Waldorf na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210185Resumen
Este artigo tem o objetivo de realizar uma análise crítica dos princípios da pedagogia Waldorf frente aos impasses atuais da educação em geral. Primeiramente, são abordadas a realidade da educação e as condições vividas por estudantes e docentes, de acordo com a interpretação da contemporaneidade realizada por Giddens (1991), Bauman (2011) e Lévy (1999). Os parâmetros descritivos do mundo líquido e da cibercultura servem de base para uma reflexão crítica sobre os impasses contemporâneos da educação Waldorf e o modo primordial do ser humano em sua relação com o mundo. Dessa forma, constata-se que o cuidado da infância pressupõe uma compreensão a respeito da necessidade humana de experiências vivas e próprias diante da realidade. Além disso, os desafios da pedagogia Waldorf na atualidade exigem o entendimento do papel da resistência na educação frente à adaptação. Palavras-chave: Educação. Contemporaneidade. Pedagogia WaldorfDescargas
Publicado
2022-10-26
Cómo citar
Bach Junior, J. (2022). Os impasses da pedagogia Waldorf na atualidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 135–153. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210185
Número
Sección
Artigos