DCNs/2015 e DCNs/2019: do avanço ao retrocesso
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210163Resumen
Este estudo aborda os avanços trazidos pelas DCNs de 2015 e os retrocessos contidos nas DCNs de 2019. Ainda, através de um diálogo com autores como Dourado, Freitas e Curado Silva, busca comparar e refletir sobre tais resoluções. Para o desenvolvimento do trabalho foi utilizada a técnica de análise documental, tomando como fontes primárias de informação as Resoluções do CNE/CP nº 2/2015 e a CNE/CP nº 2/2019 e seus respectivos pareceres. Como conclusão, o trabalho evidencia que as DCNs/2015 representavam um grande avanço para as políticas educacionais ao contemplar antigos anseios de educadores que há mais de trinta anos lutam por uma formação inicial de professores plena e demonstra que as DCNs/2019 se apresentam como verdadeiro retrocesso ao promover a desarticulação extrema entre: formação inicial, formação continuada e a valorização do professor e, ao excluir a Gestão Democrática, a Práxis e a Pesquisa da formação docente. Palavras-chave: Diretrizes Curriculares Nacionais. Políticas Educacionais. Formação de Professores.Descargas
Publicado
2022-07-09
Cómo citar
Crizel, F. L., Gonçalves, S. da R. V., & Andrade, R. C. L. (2022). DCNs/2015 e DCNs/2019: do avanço ao retrocesso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 41–61. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210163
Número
Sección
Artigos