Cí­rculos de Pais e Professores: uma contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as

Authors

  • José Batista Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Marilia Gabriela Menezes Guedes Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210094

Abstract

O artigo analisa a contribuição dos Cí­rculos de Pais e Professores (CP&P) para a formação desses sujeitos pedagógicos, na experiência educativa de Paulo Freire em núcleos do SESI-PE, nas décadas de 1940 e 1950. Trata-se de uma pesquisa documental cujo corpus é constituí­do de cartas convocatórias, textos de orientação a educadores/as para as reuniões com os pais, e de três artigos escritos por Paulo Freire, publicados no Diário de Pernambuco, nos quais reflete sobre a experiência dos Cí­rculos, produzidos no ano de 1957. Os resultados desta investigação revelam que os CP&P se configuravam como instrumentos de formação de educadores que colocavam o/a professor/a como sujeito da prática, faziam do seu conhecimento objeto de reflexão e transformação, um processo formativo que extrapolava os muros da escola e era vivido plenamente com pais e mães, adultos, muitas vezes em situação de exclusão quanto aos direitos básicos e à cidadania. Palavras-Chave: Paulo Freire. Cí­rculos de Pais e Professores. Formação de Professores/as. Formação de Adultos.

Author Biographies

José Batista Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Paris V (René Descartes), Professor Titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, do Programa de Pós-graduação em Educação.

Marilia Gabriela Menezes Guedes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação, professora associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação

Published

2021-06-17

How to Cite

Neto, J. B., & Guedes, M. G. M. (2021). Cí­rculos de Pais e Professores: uma contribuição de Paulo Freire à formação de educadores/as. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(55), 189–210. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210094

Issue

Section

Artigos