Percursos entretecidos: a docência entre narrativas, autoria e pertencimento
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210138Abstract
Neste ensaio, tecido virtualmente em forma de cartas, trocadas por e-mail, duas professoras do curso de Pedagogia de duas universidades federais, cujos caminhos se entretecem ao longo de percurso formativo de ambas, compartilham e refletem sobre aspectos do fazer docente que diz respeito ao miúdo da experiência de ser professora. Na partilha das narrativas, compreendem o contexto das aulas como da autoria, do fortalecimento dos laços de pertencimento que se constituem no (des)tecer dos sentidos entre produção de conhecimento e sua relação com a vida e a ética. A intenção do encontro entre memórias e escritos foi desvelar escolhas, caminhos, desafios, erros, acertos que as atravessam dia a dia, desde a escolha sobre como organizam os cursos, a como orientam, planejam ações e aulas, e estabelecemos relações com as/os estudantes. Narrativa, experiência, docência, autoria são categorias tangenciadas nesse entrecruzar de vozes, seja das duas professoras-autoras, seja das referências que sustentam e fundamentam seus trajetos. Palavras-chave: educação; autoria; docência.Downloads
Published
2022-01-26
How to Cite
Salutto, N., & Ogêda Guedes, A. (2022). Percursos entretecidos: a docência entre narrativas, autoria e pertencimento. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 363–385. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210138
Issue
Section
Artigos