Saúde ocular e escola: perspectiva dos professores
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210126Abstract
A Saúde Ocular (SO) é considerada fundamental no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. O Programa Saúde na Escola (PSE), dos Ministérios da Educação e da Saúde, atuando nas escolas, contribui com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde incluindo a SO. Realizou-se pesquisa qualitativa em duas escolas municipais de Xinguara (PA), entrevistando-se 16 professores para: caracterizar desafios dos docentes para promoção da SO; descrever ações preventivas deles relacionadas à SO; verificar conhecimento sobre instrumentos de triagem; identificar interesse sobre a SO do discente. A análise do material usou o método da Abdução em Comunicação. Como resultados: os docentes não se sentiam parte do Programa; consideravam a importância da SO e caracterizaram-na como uma temática ainda negligenciada nas escolas; a triagem não fazia parte da rotina; geralmente, colocavam o aluno com dificuldade visual mais próximo à lousa. Enfim, não havia fluxo definido para encaminhamento dos alunos ao PSE. Palavras-chave: Saúde Ocular. Professores. PSE. Promoção da Saúde.Downloads
Published
2021-04-09
How to Cite
Feller, E. S., Leite, L. C., & Castro, M. R. de. (2021). Saúde ocular e escola: perspectiva dos professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(57), 119–141. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210126
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Artigos