Educação Museal para pessoas com deficiência durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades de inclusão social
Abstract
Este trabalho aborda as recomendações elaboradas por organizações internacionais e nacionais voltadas aos museus durante a pandemia da Covid-19. Tal abordagem decorre do fato desses espaços migrarem diversas atividades para a interface digital sendo, portanto, importante verificar de que forma esses documentos contemplam ou não os recursos de tecnologia assistiva (TA) que atendam às necessidades específicas das pessoas com deficiência. Discute-se a necessidade dos espaços educacionais oferecerem atividades e conteúdos acessíveis de forma a não amplificar as desigualdades durante uma crise sanitária global. Este estudo de caráter qualitativo, descritivo e bibliográfico tem como base uma pesquisa documental. Evidenciou-se a carência de documentos oficiais que contemplem a acessibilidade das atividades voltadas para as pessoas com deficiência, sobretudo no período da pandemia, demonstrando a necessidade de se ampliar o debate sobre a equidade de acesso aos conteúdos produzidos pelos museus, tanto na interface presencial quanto remota. Palavras-chave: Acessibilidade. Covid-19. Educação museal. Pessoa com Deficiência. Tecnologia Assistiva.Downloads
Published
2020-10-13
How to Cite
Machado, R. da R., Mello, M. N. de, & Sardenberg, T. (2020). Educação Museal para pessoas com deficiência durante a pandemia da Covid-19: desafios e oportunidades de inclusão social. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 438–455. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8556
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Artigos