Deficiência visual: considerações sobre Inclusão, Tecnologias Assistivas e Representações Sociais no Brasil
Abstract
Este artigo objetiva discutir a percepção acerca da deficiência visual no Brasil, considerando as representações sociais relativas à inclusão e à acessibilidade, que impõem desafios ao conhecimento e ao desenvolvimento de Tecnologias Assistivas. A pesquisa é quantitativa e teve a participação de 365 brasileiros, que responderam um questionário. O convite para participar da pesquisa e o link do questionário foram lançados através da rede social Facebook. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo quantitativa. Os resultados evidenciaram que, mesmo que existam leis e documentos que embasam as políticas inclusivas, as pessoas com deficiência ainda são percebidas através de muitos estigmas e preconceitos. Refletir sobre a acessibilidade na sociedade bem como sobre processos inclusivos e as leis que os permeiam exige um olhar atento para as representações sociais, que carregam inúmeros estigmas e preconceitos, os quais foram construídos ao longo dos anos. Palavras-chave: Acessibilidade. Estigma. Inclusão. Representações Sociais. Tecnologias Assistivas.Downloads
Published
2020-09-15
How to Cite
Wottrich, J., Oliveira-Menegotto, L. M. de, & Heidrich, R. de O. (2020). Deficiência visual: considerações sobre Inclusão, Tecnologias Assistivas e Representações Sociais no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 294–311. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8052
Issue
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Artigos