Tecnologia Assistiva: aplicativos para dispositivos móveis, uma contribuição tecnológica para aprendizagem de crianças autistas
Abstract
Este estudo objetivou apresentar e discutir como os aplicativos para dispositivos móveis multifuncionais com sistema operacional Android podem colaborar para a aprendizagem de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa foi de caráter exploratório, realizada de agosto a novembro de 2018, utilizando como base de dados o Google Play Store. O estudo buscou inventariar e analisar os primeiros duzentos aplicativos disponíveis. Os critérios de inclusão foram: ser um aplicativo desenvolvido para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e possuir versão em português. Com isso, incluiu cinquenta e três aplicativos, divididos em categorias, considerando função e objetivo. Como resultado, apontou que dezessete (32%) foram classificados como educacionais e quinze (28%) softwares de comunicação. Os aplicativos são recursos funcionais que podem auxiliar o aluno com Transtorno do Espectro Autista durante a aprendizagem e comunicação. O estudo sugere a ampliação das pesquisas e que esses estudos possam mostrar não só a existência dos aplicativos, mas também a sua eficiência nos diversos contextos incluindo o da escola comum. Palavras-chave: Aplicativos. Inclusão. Tecnologia assistiva. Transtorno do espectro autista.Downloads
Published
2020-07-08
How to Cite
Fonseca, J. T. dos R., & Schirmer, C. R. (2020). Tecnologia Assistiva: aplicativos para dispositivos móveis, uma contribuição tecnológica para aprendizagem de crianças autistas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 155–175. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7039
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Artigos