Pesquisa cartográfica e a composição de conhecimentos em redes de afetos na educação infantil

Authors

  • Ana Cláudia Santiago Zouain Universidade Federal do Espí­rito Santo
  • Larissa Ferreira Rodrigues Gomes Universidade Federal do Espí­rito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210105

Abstract

Objetiva problematizar a imagem dogmática do pensamento moderno que predomina na Educação brasileira para além da reprodução do conhecimento, apostando no cotidiano escolar como comunidade de afetos e no conhecimento tecido em redes. Busca, por meio de seu campo problemático, verter o pensamento hegemônico acerca do conhecimento em imagens errantes de pesquisa, entrelaçando imagens produzidas pelo tempo-duração de crianças e docentes. Usa como enfoque teórico-metodológico a pesquisa cartográfica ao acompanhar processos dos cotidianos escolares de uma escola pública de Vitória/ES e toma como estratégia metodológica as redes de conversações derivadas dos encontros com crianças e professores que, em devires-alegres, nos constituem como um corpo coletivo de pesquisa. Afirma que há um corpo coletivo em devir que busca, a todo o momento, deslocar a lógica reprodutiva por meio de acontecimentos inventivos que se desdobram nos cotidianos escolares. Palavras-chave: Afetos. Cartografias. Conhecimento. Cotidianos escolares.

Author Biographies

Ana Cláudia Santiago Zouain, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espí­rito Santo - PPGMPE/UFES, na linha de Docência e Gestão de Processos educativos. Área de concentração: Currí­culos, Cotidianos, Subjetividades e Formação de Professores. Atua na UFES como pesquisadora - Bolsista FAPES (2017 - 2019). Graduada em Pedagogia pela Universidade Vila Velha (2015). Pós-graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Saberes (2018). Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPq "Currí­culos, Culturas, Linguagens e Formação de Professores", coordenado pela professora Janete Magalhães Carvalho (UFES), "Currí­culos-formação em redes, Cotidianos de escolas e Direitos Humanos, coordenado pela professora Maria Regina Lopes Gomes (UVV), e "Currí­culos, culturas juvenis e produção de subjetividades", coordenado pelo professor Helder Januário da Silva Gomes (IFES).

Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Universidade Federal do Espí­rito Santo

Doutora em Educação (Universidade Federal do Espí­rito Santo/UFES), Mestre em Educação (Universidade Federal do Espí­rito Santo/UFES) na linha de pesquisa "Cultura, currí­culo e formação de educadores". Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (Universidade Federal do Espí­rito Santo/UFES) e Licenciatura em Pedagogia (ISEAT). Atualmente é professora da Educação Básica Técnica e Tecnológica na UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no Centro de Educação Infantil CRIARTE e professora do Programa de Pós Graduação de Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE/UFES). Coordenadora do grupo de pesquisa do CNPQ Currí­culos, culturas juvenis e produção de subjetividades.

Published

2021-04-09

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)