DO CURRÍCULO REAL AO REAL DO CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE EM SALA DE AULA
Abstract
Este artigo discute o currículo desenvolvido na sala de aula por uma professora dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública localizada em um bairro periférico de Maceió/AL, a partir da perspectiva de análise da Clínica da Atividade (CA) desenvolvida por Yves Clot (2007, 2010) e seus colaboradores. A principal técnica de coleta de dados foi a Autoconfrontação Simples, complementada pela História de Vida da docente e de observações da escola e da sala de aula. A CA nos inspirou a desenvolver as noções de currículo real e real do currículo, como forma de compreender a complexidade da atividade docente, dentro dos limites das suas condições de execução, destacando os elementos subjetivos presentes na sua prática e na seleção dos conteúdos ministrados. Palavras-chave: Currículo real. Real do currículo. Clínica da Atividade. Ensino fundamental. FROM REAL CURRUCULUM TO REAL OF CURRICULUM: A LOOK AT THE TEACHER ACTIVITY IN CLASSROOM Abstract This article discusses the curriculum developed in a classroom by a teacher in the early years of elementary school at a public education located in a suburb of Maceió/AL, from the perspective of Clinic Activity (CA) analyses developed by Yves Clot (2007, 2010) and his collaborators. The main technique of data collection was simple Selfconfrontation, complemented by the Life History of the teacher and observations of school and classroom. The CA has inspired us to develop notions of real curriculum and real of curriculum as a way to understand the complexity of teaching activity, within the limits of its implementation conditions, highlighting the subjective elements present in her practice and in the selection of content taught. Key words: Real curriculum. Real of curriculum. Clinic of Activity. Elementary school.Downloads
Published
2013-09-18
How to Cite
Melo, W. L. de, & Pizzi, L. C. V. (2013). DO CURRÍCULO REAL AO REAL DO CURRÍCULO: UM OLHAR SOBRE A ATIVIDADE DOCENTE EM SALA DE AULA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(22), 129–149. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/660
Issue
Section
Artigos