A formação dos educadores e a aprendizagem dos educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA: limites e possibilidades dessas relações
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210047Abstract
O presente estudo teve como objetivo investigar a relação entre a formação dos educadores e o desenvolvimento das aprendizagens dos educandos jovens e adultos do município de Matina, estado da Bahia. A investigação se pautou na abordagem qualitativa com delineamento no estudo de caso. Para coleta de dados, lançou-se mão da observação e da entrevista semiestruturada com educadores e educandos de três escolas que ofertam a EJA. A interlocução teórica se estabeleceu, dentre outros, com Freire (2005), Haddad e Di Pierro (2000), Arroyo (2005), Charlot (2008), Fávero (2009), Soares (2006). O estudo revelou que existe uma estreita articulação entre a formação dos educadores, a prática desenvolvida na EJA e as aprendizagens dos educandos. Os educadores apontaram a implicação da formação no desenvolvimento dos educandos ao mencionarem terem dificuldade em lidar com os eventos do cotidiano da EJA. Os educandos reivindicam melhorias na qualidade da educação ofertada nessa modalidade educativa. Palavras-chave: EJA. Formação dos educadores. Aprendizagem dos educandos.Downloads
Published
2021-01-19
How to Cite
Duques, M. L. F., & Amorim, A. (2021). A formação dos educadores e a aprendizagem dos educandos da Educação de Jovens e Adultos-EJA: limites e possibilidades dessas relações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 398–418. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210047
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Artigos