O Samba e a Educação Étnico-racial nas Aulas de História
Abstract
Neste artigo, a problemática é analisar o samba como uma estratégia didática para abordar a educação étnico-racial nas aulas de História, do Ensino Médio Técnico Integrado. Os dados empíricos que embasam esta reflexão foram coletados no transcorrer da disciplina de História III, no ano de 2016, e fizeram parte de um projeto de trabalho mais amplo que tinha como foco a historiografia da Primeira República no Brasil. Com base no material coletado junto à turma, foi diagnosticada uma empatia dos estudantes com a temática étnico-racial, a partir de reflexões que ressaltaram a necessidade de se repensar as experiências dos africanos que foram escravizados e de seus descendentes. Nas manifestações dos discentes estiveram presentes as temáticas referentes ao racismo, ao preconceito cultural e à necessidade de uma sociedade igualitária. Por fim, pretende-se, com o presente trabalho, contribuir com atividades pedagógicas que dialoguem com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e com a Lei 10.639/03. Palavras-chave: Educação étnico-racial. Ensino de História. Ensino Médio. História do samba.Downloads
Published
2020-10-16
How to Cite
Molet, C. D. G., & Leon, A. D. (2020). O Samba e a Educação Étnico-racial nas Aulas de História. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 436–467. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6375
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Artigos