O Samba e a Educação Étnico-racial nas Aulas de História

Authors

  • Claudia Daiane Garcia Molet Universidade Federal de Pelotas
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul Rio-grandense

Abstract

Neste artigo, a problemática é analisar o samba como uma estratégia didática para abordar a educação étnico-racial nas aulas de História, do Ensino Médio Técnico Integrado. Os dados empí­ricos que embasam esta reflexão foram coletados no transcorrer da disciplina de História III, no ano de 2016, e fizeram parte de um projeto de trabalho mais amplo que tinha como foco a historiografia da Primeira República no Brasil. Com base no material coletado junto à turma, foi diagnosticada uma empatia dos estudantes com a temática étnico-racial, a partir de reflexões que ressaltaram a necessidade de se repensar as experiências dos africanos que foram escravizados e de seus descendentes. Nas manifestações dos discentes estiveram presentes as temáticas referentes ao racismo, ao preconceito cultural e à necessidade de uma sociedade igualitária. Por fim, pretende-se, com o presente trabalho, contribuir com atividades pedagógicas que dialoguem com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e com a Lei 10.639/03. Palavras-chave: Educação étnico-racial. Ensino de História. Ensino Médio. História do samba.

Author Biographies

Claudia Daiane Garcia Molet, Universidade Federal de Pelotas

Possui Doutorado em História pela UFRGS (2018), Mestrado em Ciências Sociais e Bacharelado em História. Especialista em Educação com habilitação para docência pelo IFSUL/campus Pelotas. Atualmente trabalha na UFPEL.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul Rio-grandense

Possui graduação em Pedagogia (2000), graduação em História(2002) e mestrado em Educação (2008) pela UFPEL; doutorado em Educação (2015) pela UFMG. Atualmente é professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, atuando junto ao Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia, ao curso de especialização em educação profissional com habilitação para docência e junto ao no curso de licenciatura em computação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação católica, profissão docente, formação docente, metodologia de pesquisa, associativismo e práticas de ensino.

Published

2020-10-16

How to Cite

Molet, C. D. G., & Leon, A. D. (2020). O Samba e a Educação Étnico-racial nas Aulas de História. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 436–467. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6375

Issue

Section

Artigos