Educação superior é para todos: universidades comunitárias como espaços de transformação e democratização social

Authors

  • Silvia Regina Canan Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Debora de Oliveira Cardoso Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Abstract

O artigo busca discutir o lugar das Universidades Comunitárias enquanto espaços que possibilitam a transformação social, uma vez que oportunizam acesso e conclusão de Cursos Superiores de qualidade por meio das polí­ticas públicas como ProUni e FIES. A metodologia utilizada no texto é de cunho quali-quantitativo, por meio de um questionário aplicado aos acadêmicos, egressos da URI-FW, que se beneficiaram do ProUni e/ou do FIES. Também foram realizadas entrevistas com os Dirigentes do Câmpus para investigar como a formação em ní­vel universitário impulsiona a ascensão social e, paulatinamente, o empoderamento desses indiví­duos. A investigação permite perceber que a educação de qualidade oferecida pelas ICES, associada a sua localização geográfica, foi e continua sendo alicerce à ascensão social, que se faz possí­vel a partir do momento em que os sujeitos fazem valer seus direitos, não na condição de benefí­cio, mas sim de justiça social, partindo do princí­pio da conquista de oportunidades. Palavras-chave: Democratização social. Polí­ticas públicas. Universidades Comunitárias.

Author Biographies

Silvia Regina Canan, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Silvia Regina Canan é licenciada em Pedagogia pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria, Estado do Rio Grande do Sul, Especialista em Alfabetização pela PUC/RS - Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre em Educação pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Educação pela UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Teve experiência docente como professora da Rede Pública e da Rede Privada e atua como docente na URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, situada na região norte do Estado do Rio Grande do Sul, nos cursos de licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado em Educação. Teve experiência de gestão através da Coordenação do Curso de Pedagogia, da Chefia do Departamento de Ciências Humanas, foi Diretora Acadêmica e atualmente é Diretora Geral do Câmpus da URI em Frederico Westphalen/RS. No PPGEDU atua na Linha de Pesquisa Polí­ticas Públicas e Gestão da Educação, onde desenvolve pesquisas na área das Polí­ticas de Formação de Professores, Polí­ticas de Avaliação e Ensino Superior. Lí­der do NEPPES - Núcleo de Estudos em Processos e Polí­ticas de Educação Superior, Membro do GIEPES - Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior DA UNICAMP. Coautora do Livro: Educação e Pedagogia Universitária: até que ponto formamos docentes para o ensino superior?, recentemente lançado pela Editora CRV; autora do livro: Influência dos organismos internacionais nas polí­ticas educacionais: só há intervenção quando há consentimento? Lançado pela Mercado de Letras.

Debora de Oliveira Cardoso, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, Pós-graduanda em Psicopedagogia, membro do Grupo de Pesquisa NEPPES, E-mail: dcardoso@uri.edu.br

Published

2020-05-15

How to Cite

Canan, S. R., & Cardoso, D. de O. (2020). Educação superior é para todos: universidades comunitárias como espaços de transformação e democratização social. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 372–395. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6311

Issue

Section

Artigos