A pedagogia como disciplina científica
Abstract
Este texto trata da Pedagogia como disciplina científica a partir de três pontos principais: uma discussão teórica sobre critérios de cientificidade, uma revisão crítica da literatura relativa à constituição de uma "Ciência da Educação", que inclui autores estrangeiros e nacionais, e, ainda, uma análise das implicações metodológicas referentes ao que alguns autores brasileiros, denominam "ciência da prática". Na primeira parte, discute-se o problema da demarcação. Em seguida, examinam-se diferentes propostas de definição do escopo da disciplina, que inclui o compartilhamento do campo com as Ciências da Educação e com a Filosofia. Encerra-se o trabalho com algumas questões sobre o assunto, para as quais ainda não existem respostas convincentes.Downloads
Published
2019-02-13
How to Cite
Moreira, L. P. (2019). A pedagogia como disciplina científica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 4(8), 61–76. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6273
Issue
Section
Artigos