Greve como drama social: o caso dos professores da rede estadual do Ceará, em 2011
Abstract
O objetivo deste texto é apresentar a greve da categoria dos professores da rede estadual do Ceará, ocorrida em 2011, descrita como um drama social. Outro objetivo do texto é identificar aproximações e distanciamentos entre a narração do movimento e as quatro fases dos dramas sociais. Para tanto, foi realizada análise documental em matérias dos dois maiores jornais do referido estado. As matérias publicadas por esses periódicos durante aquela greve auxiliaram a narração, a fim de se desenvolver coerência cronológica no evento narrado. Esses jornais são: Diário do Nordeste e O Povo. Além das matérias dos periódicos, notícias do site oficial do Sindicato dos Professores (APEOC) na internet, durante a greve de 2011, foram consideradas para a narração ora proposta. No intuito de alcançar os objetivos propostos, foi realizado levantamento de matérias da época da greve para analisá-las e assim tentar recriar o evento de forma narrada. Resultados: as quatro fases dos dramas sociais se fizeram presentes no evento apresentado, guardando as devidas proporções e particularidades de um caso singular. A quarta e última fase dos dramas sociais pensada pelo autor foi percebida no caso estudado de forma diferenciada. Isso ocorreu porque as tensões e conflitos envolvendo professores e sindicato não se resolveram com a finalização da greve; pelo contrário. Palavras-chave: Drama social. Escola pública. Greve docente.Downloads
Published
2020-09-04
How to Cite
Pessoa, M. K. M. (2020). Greve como drama social: o caso dos professores da rede estadual do Ceará, em 2011. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 303–337. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6187
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Artigos