Os jogos digitais e o exercí­cio das habilidades cognitivas na resolução de problemas

Authors

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Rocha Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

Os jogos digitais possibilitam o exercí­cio de habilidades cognitivas, a apropriação de conceitos, a exploração de diferentes estratégias para resolução de problemas, levando os jogadores a planejar, tomar decisões e avaliar suas jogadas. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo de investigar se a interação com as tecnologias digitais podem influenciar sobre o desempenho na resolução de problemas e se o uso dos jogos digitais inseridos no contexto escolar pode contribuir para o aprimoramento da capacidade de resolução de problemas de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com a participação de 42 crianças com idades entre 8 e 9 anos, de uma escola pública federal. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem mista, pelos procedimentos da pesquisa participante e pelo delineamento quase-experimental, incluindo o grupo controle e o experimental. A coleta de dados incluiu a aplicação de questionário direcionado aos pais e\ou responsáveis, aplicação de uma avaliação de resolução de problemas em matemática e de um teste de flexibilidade cognitiva antes e depois das intervenções realizadas em ambos os grupos. Na intervenção utilizaram-se os jogos cognitivos da Escola do Cérebro, todos os dias durante seis semanas, num perí­odo de 20 a 30 minutos. Os resultados indicaram que o uso dos jogos contribuiu para o aprimoramento da resolução de problemas, além de contribuir com o aprimoramento de outras habilidades cognitivas importantes para o processo de aprendizado, como: a atenção, a memória de trabalho, raciocí­nio-lógico entre outros. Palavras-chave: Habilidades cognitivas. Jogos digitais. Resolução de problemas. Abstract Digital games enable the exercise of cognitive skills, the appropriation of concepts, the exploration of different strategies for problem solving. When playing you can plan, make decisions and evaluate actions.The aim of this research was to investigate if whether the interaction with digital technologies can influence performance in problem solving and if the use of digital games inserted in the school context can contribute to the improvement of student problem solving skills of the initial years of Elementary School. The survey had the participation of 42 children between the ages of 8 and 9 from a federal public school. The research is characterized by the mixed approach, by the procedures of the participant research and by the quasi-experimental design, including the control and the experimental group. Data collection included the application of a questionnaire to parents and guardians, the application of a problem solving assessment in math and a cognitive flexibility test before and after interventions in both groups. In the intervention, the cognitive games of the Brain School were used every day for six weeks, in a period of 20 to 30 minutes. The results indicated that the use of games contributed to the improvement of problem solving, as well as contributing to the improvement of other cognitive skills important to the learning process, such as: attention, working memory, logical reasoning and others. Keywords: Cognitive abilities. Digital games. Problem solving.

Author Biographies

Daniela Karine Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina

Aline Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação e Professora do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Published

2019-02-05

How to Cite

Ramos, D. K., & Rocha, A. (2019). Os jogos digitais e o exercí­cio das habilidades cognitivas na resolução de problemas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 357–374. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5820

Issue

Section

Artigos