Digital Storytelling na formação de professores
Abstract
Resumo O presente artigo aborda a Digital Storytelling (narração digital de histórias) como proposta pedagógica na formação de professores, tendo como principal objetivo apresentar uma experiência didática de criação de histórias digitais a respeito de leitores com a utilização da plataforma Storybird. Partimos do pressuposto de que na cibercultura as práticas de aprendizagem e ensino se manifestam numa multiplicidade de linguagens, propiciando, nesse contexto, o surgimento de novas formas de narrar e contar histórias. Assim, leitura, escrita e narrativa apresentam-se como conceitos chaves na formação de professores, e mediante diversas propostas didáticas refletimos e experimentamos a potência da hipermídia frente às novas práticas de ler, escrever e narrar. A metodologia utilizada na pesquisa foram as bases da pesquisa-formação na cibercultura, prática de pesquisa que promove uma imersão e ação de coautoria no campo, formando e se formando no intercâmbio com os praticantes culturais. O campo da pesquisa foi realizado na turma da disciplina Tecnologias e Educação do curso de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, em 2015 e em 2017. O projeto com Digital Storytelling foi um processo de autoria que conteve: leitura literária, escrita criativa, letramento digital e o compartilhamento das histórias digitais criadas. A tessitura entre memória, experiência e ficção na criação de narrativas digitais, públicas e compartilhadas em rede deixaram como resultado uma evidencia da potência das micro-ficções de formação para (re)pensar a educação, especificamente as práticas de leitura na contemporaneidade. Palavras chave: Digital Storytelling. Formação docente. Leitura. Escrita. hipermídia. Abstract This article deals with Digital Storytelling as a pedagogical proposal in teacher training, with the main objective of presenting a didactic experience of creating digital stories about readers using the Storybird platform. We start from the assumption that in cyberculture the practices of learning and teaching are manifested in a multiplicity of languages, providing, in this context, the emergence of new ways of narrating and telling stories. Thus, reading, writing and narrative are presented as key concepts in the formation of teachers, and through various didactic proposals we reflect and experience the power of hypermedia in the face of new practices of reading, writing and narrating. The methodology used in the research was the basis of research-training in cyberculture, a research practice that promotes an immersion and co-authoring action in the field, forming in the exchange with cultural practitioners. The field of research was carried out in the group of Technologies and Education of the course of Pedagogy at the University of the State of Rio de Janeiro - UERJ, in 2015 and in 2017. The project with Digital Storytelling was a process of authorship that contained: literary reading, creative writing, digital literacy and the sharing of created digital stories. The tessitura between memory, experience and fiction in the creation of digital, public and shared narratives in network left as a result an evidence of the power of training micro-fiction to (re)think about education, specifically the practices of reading in the contemporary world. Keywords: Digital Storytelling. Teacher training. Reading. Writing. Hypermedia.Downloads
Published
2019-02-21
How to Cite
Maddalena, T. L., & Santos, E. (2019). Digital Storytelling na formação de professores. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 305–328. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5812
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Artigos